Parking News

Sem aviso prévio, 'Zona Azul' da área central de Sumaré é ampliada

parquimetrofortaleza-742

Comerciantes, moradores e prestadores de serviços de Sumaré estão sendo surpreendidos com a ampliação das ruas e trechos de ruas da região central em que há cobrança de tarifa de estacionamento rotativo - a chamada "Zona Azul". Há pelos menos uma semana a área de cobrança foi ampliada, mas a "novidade'' ainda não foi comunicada pela prefeitura ou pela empresa concessionária que explora o sistema.

O caso veio à tona após requerimento proposto e aprovado na sessão ordinária de terça-feira pelo vereador da Câmara Municipal de Sumaré, Décio Marmirolli (PSB), e confirmado pela reportagem do Jornal Tribuna liberal em algumas mas do centro que não eram Zona Azul. Também é possível ver mais atendentes da empresa circulando pelas novas áreas, como trechos das ruas Dom Barreto, Ipiranga e José Maria Miranda mais distantes das praças da República e Manoel de Vasconcellos, além de novas placas e "parquímetros" nestes locais.

A Prefeitura de Sumaré tem 15 dias para apresentar resposta ao vereador. Segundo Marmirolli, "a região central passou a contar com mais vagas rotativas, mas não houve comunicação prévia (ao contribuinte)". "Considerando a ampliação de áreas de cobrança na região central de nosso município, que passaram a ter o estacionamento rotativo/ Zona Azul, muitos comerciantes, moradores, prestadores de serviços estão indignados com a situação, pois relataram que não houve uma pré-comm1icação, tampouco uma ampla divulgação pelo período de pelo menos dez dias comunicando as novas áreas que passariam a ter o estacionamento rotativo/Zona Azul", disse o parlamentar no documento.

No requerimento, Marmirolli questiona ainda se a responsabilidade para informação da ampliação das áreas de estacionamento rotativo deveria ser feita pela Administração Municipal ou pela empresa responsável pelo serviço, a Rizzo Parking. O vereador pede também que a Administração Municipal justifique a "falta de divulgação e informação sobre a ampliação de áreas de estacionamento rotativo". A reportagem questionou tanto a prefeitura quanto a empresa sobre a ampliação da Zona Azul, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

MODERNIZAÇÃO

Em outubro de 2016, foi lançado o novo sistema de pagamento do estacionamento rotativo do quadrilátero central da cidade, conhecido como Zona Azul. No novo sistema, o usuário ganhou diversas opções para pagar pela permanência nas vagas demarcadas por uma ou duas horas, incluindo a compra de créditos de uma hora, ou "pins", por aplicativo de celular e pela internet.

O objetivo foi incentivar a rotatividade das vagas, facilitando que os consumidores frequentem o Comércio, os bancos e os serviços da Avenida 7 de Setembro e seu entorno.

Fonte: Jornal Tribuna Liberal - Sumaré - 24/03/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Impactos da terceirização para os estacionamentos

Por Jorge Hori* A aprovação pelo Congresso Nacional de projeto de lei que amplia a terceirização e o trabalho temporário traz impactos diretos sobre a atividade de estacionamentos pagos. De uma parte, (...)

Infraero quer parceiro em Congonhas

A Infraero apresentará suas oportunidades de negócios no Aeroporto de Congonhas na próxima quinta-feira (30) durante a sétima edição do Voo de Negócios, evento da estatal para buscar parcerias com emp (...)

Horto cobra estacionamento (SP)

O Parque Horto Florestal, na zona norte, começou a cobrar dia 26 pelo estacionamento e pegou frequentadores de surpresa. Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), os preços cobrados são (...)

Zona Azul será implantada em Votorantim

O projeto de lei que trata da implantação de estacionamento rotativo, a “Zona Azul”, nas principais vias votorantinenses foi aprovado em sessão ordinária na Câmara Legislativa Municipal, por unanimida (...)

Problemas de mobilidade afetam o varejo (MG)

Você já deixou de consumir algo por não conseguir estacionar o carro próximo do comércio ou por não ter ânimo para enfrentar o transporte público e chegar até a loja? Esse tipo de comportamento, ligad (...)

Niterói em uma nova era da mobilidade (RJ)

Novidades na mobilidade urbana de Niterói. Desde o dia 27, novo trecho da Avenida Prefeito Silvio Picanço foi reaberto ao tráfego de veículos. Já para abril está programada a inauguração da G (...)

TJ libera Zona Azul em Maceió

Está liberada a implantação da Zona Azul em Maceió. O desembargador Otávio Leão Praxedes, presidente do Tribunal de Justiça (TJ) de Alagoas, suspendeu os efeitos da decisão precária do juiz Antônio Em (...)

Estacionamento com QR Code (PB)

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Departamento de Controle Operacional da STTP, já está emitindo a nova credencial de estacionamento para idoso e deficiente digitalizada, com a implantação (...)


Seja um associado Sindepark