Rotativo será mais caro em rua de comércio intenso na Serra (ES)

zonaazulrioclaro-788

O preço para estacionar na Serra vai variar de acordo com cada rua. A proposta do município é de que o futuro sistema rotativo cobre preços mais altos em ruas ou avenidas com mais disputa por vagas e com mais comércio. “Os locais de maior disputa por vaga poderão ter um preço maior. Isso já foi discutido e vai entrar no edital”, afirmou Tarcísio Bahia, secretário de Desenvolvimento Urbano da Serra.

O valor de cada fração de tempo de estacionamento ainda será definido. Mas o edital vai prever que a empresa a ser escolhida terá que oferecer alternativa de pagamento por celulares ou tablets. “Vamos ter tarifa fracionada”, acrescentou o secretário Tarcísio Bahia. A expectativa é lançar o edital no mês de junho para que o sistema seja implantado ainda este ano. Num primeiro momento, serão 300 vagas em Serra-Sede e 1.700 em Laranjeiras, somando duas mil vagas.

O sistema rotativo será implantado nas principais avenidas dos dois bairros e nas vias laterais. Entre as ruas e avenidas estão a Central, em Laranjeiras, e a Getúlio Vargas, em Serra-Sede. Segundo a Prefeitura da Serra, no ponto mais movimentado de Laranjeiras, a Avenida Central, circulam cerca de 18 mil veículos por dia. A prefeitura ressaltou que, até o fim do processo de licitação e contratação da empresa, as ruas a receberem o rotativo podem mudar.

LEI

A lei nº 4.306/14, que liberou o sistema rotativo na cidade, prevê tolerância de dez minutos para os veículos ficarem estacionados. Eles poderão usar o sistema por até três horas, dependendo da localização. Em vias de maior movimento, o prazo máximo será de duas horas. Veículos que ultrapassarem o tempo permitido serão multados com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os veículos de prestação de serviços públicos serão isentos. A proposta é expandir para outros bairros, como Jardim Limoeiro. Isso irá depender da demanda de cada local.

Fonte: A Gazeta - Vitória - 25/03/2017

Impactos da terceirização para os estacionamentos

Por Jorge Hori* A aprovação pelo Congresso Nacional de projeto de lei que amplia a terceirização e o trabalho temporário traz impactos diretos sobre a atividade de estacionamentos pagos. De uma parte, (...)

Infraero quer parceiro em Congonhas