Zona Azul cresce na periferia da capital

A cidade de São Paulo registrou nos últimos cinco anos um aumento no número de vagas Zona Azul. Os estacionamentos pagos têm se expandido do centro para as regiões periféricas. Atualmente, além da região central, as vagas de Zona Azul podem ser encontradas em bairros distantes como São Miguel Paulista e Vila Formosa (zona leste) e Vila Nova Cachoeirinha e Vila Sabrina (zona norte).

Foram implantadas 635 vagas Zona Azul no ano passado - 58 unidades na rua do Orfanato, na Vila Prudente (zona leste) e outras 67 espalhadas pela avenida de Pinedo e ruas Olívia Guedes Penteado e Carlos Klein, no Socorro (zona sul).

O número de vagas tem aumentado nos últimos anos: eram 34.764 em 2009, passando para 38.827 em 2015. Somente nos três primeiros anos da administração do prefeito Fernando Haddad (PT) – 2013, 2014 e 2015 - foram criados 3.038 pontos. Os dados foram obtidos pelo Destak via Lei de Acesso à Informação, com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Na contramão do crescimento houve a desativação de alguns pontos devido a obras, como no Largo da Batata, em Pinheiros (zona oeste), e no bairro de Moema (zona sul), que passa por intervenções para abrigar futuras instalações do metrô. Porém, em alguns casos, a reposição das vagas extintas foi feita na mesma região, pouco tempo depois, segundo dados encaminhados pela CET. Segundo a Companhia, a implantação das vagas de Zona Azul visa incentivar o estacionamento rotativo e, assim, evitar que o motorista estacione o carro e fique com ele parado o dia inteiro no local.

Fonte: Jornal Destak – SP, 25/04/2016

Aumento da Zona Azul

A Prefeitura de São Paulo planeja, segundo o Plano Municipal de Mobilidade, cobrar um valor ainda maior dos carros que estacionarem nas regiões de Zona Azul em alguns (...)

Estacionamento com promoção (PE)