Aumento da Zona Azul

alphavillerotativo-580

A Prefeitura de São Paulo planeja, segundo o Plano Municipal de Mobilidade, cobrar um valor ainda maior dos carros que estacionarem nas regiões de Zona Azul em alguns bairros, como Pinheiros, Jardins, Paulista, Itaim Bibi e Brooklin. Mas qual vantagem para o paulistano essa nova medida irá trazer? A Zona Azul tem como suposta finalidade elevar a oferta de vagas, evitando um aumento nos preços dos estacionamentos. Ou seja, seguindo a lógica declarada no decreto que institui a cobrança, cobrar mais caro um talão de Zona Azul em alguns bairros só faria sentido se houvesse excesso de carros e escassez de vagas na região.

Mas não é o caso, pois os bairros que sofreriam aumento de preços representam 40% de todas as mais de 38 mil vagas de Zona Azul disponíveis na cidade e a Prefeitura não apresentou dados que provem um aumento na demanda de veículos onde será aplicado o aumento de tarifa. Ora, se não é por escassez de vagas, o aumento pouco atingirá os moradores das regiões nobres, pois eles, certamente, têm estacionamentos em suas residências. Ao contrário daqueles que trabalham nesses locais e precisam estacionar nas ruas. Vale lembrar que milhões de pessoas se deslocam das periferias diariamente para trabalhar nas regiões intituladas como nobres.

É importante destacar ainda que o último aumento dos bilhetes de Zona Azul, que ocorreu em 2014, foi de 67%. Por maior que seja o esforço para justificar um novo aumento, na prática a medida representa apenas mais custos para o paulistano.

Fonte: Diário de S. Paulo - 22/04/2016

Zona Azul cresce na periferia da capital

A cidade de São Paulo registrou nos últimos cinco anos um aumento no número de vagas Zona Azul. Os estacionamentos pagos têm se expandido do centro para as regiões periféricas. Atualmente (...)

Estacionamento com promoção (PE)