Estacionamento rotativo disponibiliza novas vagas (SE)

zonaazulrioclaro-788

Desde o ano passado, a Superintendência de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), está implantando o Estacionamento Rotativo em Aracaju para disciplinar o uso do espaço público com o compartilhamento das vagas.

No dia 18, entrou em funcionamento a segunda fase no Centro da cidade beneficiando a população e o comércio local. As novas vagas estão distribuídas nas ruas Lagarto, Santa Luzia, Pacatuba, Santo Amaro, Estância, Maruim, Itaporanga, Propriá, Laranjeiras e São Cristóvão, além das travessas José de Faro e Benjamin Constant. Elas são destinadas a veículos de passeio e de porte médio, motocicletas e vagas especiais para deficientes físicos e idosos.

Benefício

De acordo com o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, o sistema rotativo representa melhoria para a população e beneficia o comércio. “A segunda etapa já devia ter sido implantada há algum tempo, mas, por problemas técnicos, só agora conseguimos. Já chegamos até a Avenida Barão de Maruim; o próximo passo será o bairro São José, onde também tem uma grande demanda de vagas de estacionamentos.” Para quem trabalha na região central e precisa de um tempo maior de permanência, foi criado um bolsão com 300 vagas, próximo ao Mercado Central, onde será permitida a permanência por até quatro horas, cobrando o valor de duas horas.

O cidadão que desejar utilizar as vagas de estacionamento rotativo poderá comprar créditos avulsos pela internet ou nos pontos de venda de tíquetes, que funcionarão em estabelecimentos comerciais da região, a cerca de80 metrosda vaga desejada. Ou pode adquirir créditos por meio do aplicativo E-Aju, que possibilitará o cadastramento de mais de uma placa para o mesmo usuário e emitirá alerta com o tempo restante de estacionamento. Por meio do aplicativo, o usuário também terá informações sobre o saldo disponível, mapa com a localização das vagas e pontos de vendas de tíquetes.

Valores

O valor da tarifa referente à utilização do sistema para veículos de passeio será de R$ 1,50 por hora, R$ 3,00 para veículos de carga e R$ 1,00 para motocicletas, sendo possível a contratação do serviço por 30, 60, 90 ou 120 minutos, pagando apenas pelo tempo utilizado. Para garantir a rotatividade do estacionamento, a permanência na vaga tem um limite máximo de duas horas. O veículo que exceder o tempo máximo de permanência cometerá uma infração média por estacionar em local proibido e poderá receber uma multa no valor de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação, além da remoção do veículo.

Fonte: Correio de Sergipe - Aracaju - 16/04/2016

Zona Azul cresce na periferia da capital

A cidade de São Paulo registrou nos últimos cinco anos um aumento no número de vagas Zona Azul. Os estacionamentos pagos têm se expandido do centro para as regiões periféricas. Atualmente (...)

Aumento da Zona Azul