O retorno gradativo do IPI desde o início de janeiro foi um dos principais motivos que causaram efeito positivo no mercado de veículos seminovos, avalia a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, a Fenauto: segundo a entidade, suas vendas cresceram 7,8% no mês passado com relação a janeiro de 2012, ao atingir 1,06 milhão de unidades.
?Vivemos, sem dúvida, o melhor janeiro para o setor. Podemos atribuir esse resultado a muitos fatores que vêm convergindo e se consolidando há algum tempo. Os consumidores estão cada vez mais receptivos para as vantagens que ganham comprando um seminovo de boa qualidade e procedência, com um preço mais atraente que um zero quilômetro. Lembro que os veículos novos tiveram seus valores de venda ajustados com o retorno do IPI, em janeiro, além da obrigatoriedade do airbag e freios ABS, que também elevaram seu preço. Com isso, a opção por um veículo seminovo está cada vez mais atraente para o consumidor?, ressaltou o presidente da Fenauto, Ilídio Gonçalves dos Santos.
Com relação a dezembro, este volume representa queda de 6,5%, o que, segundo a entidade, era um resultado esperado: ?Historicamente, o mês de janeiro se caracteriza por ser mais fraco para nosso tipo de vendas?, disse.
A expectativa, segundo ele, é de crescimento constante nos próximos meses, ?considerando que o mercado continuará com estoques positivos a preços atrativos?.
Mais vendidos
Entre os veículos seminovos mais vendidos, o Volkswagen Gol é o preferido, com 93,3 mil unidades, seguido pelo Fiat Uno Mille, com 54,4 mil, e Fiat Palio, 51,8 mil.
Fonte: Automotive Business, 14 de fevereiro de 2014

Pé no chão (14/02/2014)

E a Prefeitura de São Paulo vai lançar um projeto que permite a bares, restaurantes e lojas ocuparem o espaço nas ruas hoje destinados ao estacionamento de carros em frente a seus estabelecimentos. Os (...)

Falta de inspeção causa multa (17/02/2014)