Os preços do etanol hidratado nos postos brasileiros subiram em 12 Estados, caíram em 13 e no Distrito Federal e permaneceram estáveis na Bahia na semana encerrada em 14 de fevereiro, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
No período de um mês, os preços do etanol subiram em 19 Estados, caíram em outros seis e no Distrito Federal e ficaram estáveis no Paraná. Na semana passada, haviam subido em 12 Estados e no Distrito Federal, caído em outros 12 e ficado estável no Amapá e no Pará.
Em São Paulo, principal Estado consumidor, a cotação subiu 0,37% nesta semana, para R$ 1,917 o litro. No período de um mês, acumula alta de 0,84%.
Na semana, o maior avanço foi registrado em Santa Catarina (1,10%) e o maior recuo, em Roraima (2,25%). No mês, os preços caíram mais justamente em Roraima (2,11%) e subiram mais no Amapá (2,46%).
No Brasil, o preço mínimo registrado para o etanol foi de R$ 1,599 o litro, no Estado de São Paulo, e o máximo foi de R$ 3,02/litro, no Amazonas. Na média, o menor preço foi de R$ 1,917 o litro, em São Paulo. O maior preço médio foi verificado em Roraima, de R$ 2,693 o litro.
Segundo a ANP, os preços do etanol nos postos de combustíveis são competitivos em relação à gasolina apenas em Goiás, Mato Grosso, Paraná e São Paulo pela terceira semana consecutiva. Nos demais 22 Estados brasileiros e no Distrito Federal, a gasolina está mais competitiva.
Segundo o levantamento, o preço do etanol em Goiás equivale a 69,81% do valor da gasolina. Em Mato Grosso, a relação está em 68,60%; no Paraná, em 68,55%; e em São Paulo, em 67,64%. A gasolina está mais vantajosa principalmente no Amapá, onde o etanol custa o equivalente a 89,83% do preço da gasolina. O etanol se torna mais vantajoso quando custa até 70% do preço da gasolina.
O preço médio da gasolina em São Paulo está em R$ 2,834 o litro. Na média da ANP, o preço do etanol no Estado ficou em R$ 1,917 o litro.
Fonte: Agência Estado, 14 de fevereiro de 2014

Pé no chão (14/02/2014)

E a Prefeitura de São Paulo vai lançar um projeto que permite a bares, restaurantes e lojas ocuparem o espaço nas ruas hoje destinados ao estacionamento de carros em frente a seus estabelecimentos. Os (...)

Falta de inspeção causa multa (17/02/2014)