Parking News

Mais de 130 mil novos automóveis foram registrados na cidade de São Paulo em 2013, o maior crescimento da frota em três anos. Com isso, a capital fechou o ano com 5,4 milhões de carros. A cidade tem hoje 11,8 milhões de habitantes ? o que significa uma média de um carro a cada duas pessoas.
O número de registros interrompe uma trajetória de queda. Em 2010, foram incorporados pela cidade 140 mil novos automóveis; em 2011, 120 mil; e em 2012, 102 mil.
O levantamento, feito pelo G1 com base nos dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo, revela ainda que a frota de carros cresceu em um ano em ritmo mais acelerado que a de outros veículos. O número de novas motos, por exemplo, ficou em 33 mil (neste mês, a marca de 1 milhão foi atingida). Ao todo, São Paulo tem 7,6 milhões de automóveis, motos, ônibus, caminhões, entre outros.
Para o economista Samy Dana, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a disponibilidade de crédito, o tamanho da população economicamente ativa e o aumento da renda são fatores que ajudam a explicar o aumento da frota de carros.
Ele cita o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido como um dos fatores de estímulo. Várias montadoras fizeram do aumento do imposto previsto para janeiro um chamariz para vender seus carros no fim do ano.
Já o prefeito Fernando Haddad diz que o término do contrato de inspeção veicular com a Controlar em outubro fez com que motoristas deixassem de buscar atalhos para fugir do teste e da taxa de R$ 47,44, já que muitos registravam o carro em cidades vizinhas no endereço de familiares. Segundo ele, é possível perceber uma curva mais acentuada de registros nos últimos meses na capital.
Contraste
Enquanto a cidade registrou um aumento expressivo na frota, no estado houve queda em relação a anos anteriores. Segundo dados do Detran, o crescimento da frota de automóveis no estado de São Paulo foi 2,72% menor em 2013, com 758,2 mil novos registros ? ante 779,5 mil em 2012. O estado tem 26 milhões de veículos.
País
No país, mesmo com o IPI mais baixo durante todo o ano, houve uma freada nas vendas de carros em 2013. Foi a primeira baixa desde 2003, depois de uma sequência de dez anos de forte crescimento. De acordo com os dados da Federação dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave), 3,6 milhões de carros foram emplacados no ano passado ? um recuo de 1,6% em relação a 2012.
Fonte: G1, 15 de fevereiro de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Pé no chão (14/02/2014)

E a Prefeitura de São Paulo vai lançar um projeto que permite a bares, restaurantes e lojas ocuparem o espaço nas ruas hoje destinados ao estacionamento de carros em frente a seus estabelecimentos. Os (...)

Falta de inspeção causa multa (17/02/2014)

As mudanças nas regras da inspeção veicular no ano passado acabaram provocando confusão entre os paulistanos. No dia 11 de outubro, o prefeito Fernando Haddad anunciou a suspensão do serviço por pelo (...)

AMC reboca 4 mil veículos em 9 meses (07/02/2014)

A operação de combate ao estacionamento irregular, desenvolvida pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Polícia Rodov (...)

Donos de ruas cobram aluguel (08/02/2014)

Para poderem atuar nas principais ruas da Grande Vitória, flanelinhas chegam a ter de desembolsar R$ 2.400 por mês. O valor é referente ao "aluguel" das ruas que, apesar de serem públicas, guardadores (...)

Estacionamento (09/02/2014)

Quem utiliza constantemente o estacionamento do Aeroporto Internacional de Belém considera exagerado o número de vagas destinadas a idosos e cadeirantes. Nada contra. Ocorre que a utilização simultâne (...)


Seja um associado Sindepark