A velocidade máxima permitida no início do trecho de serra da Rodovia dos Imigrantes será reduzida de 120 km/h para 100 km/h a partir do dia 15, como o "Estadão" já havia anunciado. O trecho com redução é do km 39 ao km 56,3 - e inclui a área do km 41, local do engavetamento que envolveu 300 veículos e deixou um morto em setembro passado. Um radar de velocidade será instalado no km 41,25 da pista norte da Imigrantes.
A medida faz parte de um pacote com outras ações voltadas para evitar acidentes na rodovia, divulgado dia 9, e que inclui outras ações. Em condições de neblina, por exemplo, será proibida a ultrapassagem de veículos comerciais no trecho de serra das pistas norte, tanto na Rodovia dos Imigrantes quanto na Anchieta.
As ações saíram de um conselho consultivo criado para discutir as condições de segurança do Sistema Anchieta-Imigrantes, que incluiu representantes da concessionária Ecovias, da Polícia Militar Rodoviária, do Sindicato dos Caminhoneiros, de usuários, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).
Neblina
Quando a visibilidade estiver muito prejudicada por conta da neblina, uma nova sinalização luminosa, na cor amarela piscante, será acionada no trecho de serra das pistas.
Num dos trechos considerados mais críticos, entre os km 48 e 43 da pista norte da Imigrantes (sentido capital), a velocidade será reduzida ainda mais nos dias em que a visibilidade for menor do que 100 metros. Nesse ponto, a velocidade será reduzida para 40 km/h.
A instalação da sinalização luminosa e do radar deverão estar concluídas até o dia 15 de fevereiro, segundo a Artesp.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 9 de dezembro de 2011

Garagem (08/12/2011)

O comitê paulista da Copa discutiu dia 8 de dezembro mudanças na circulação de carros e na área de estacionamento do Itaquerão para contemplar novas exigências da Fifa. Segundo a Folha de S. Paulo, a (...)

Proteção a pedestre: mais multa (09/12/2011)