O fluxo de veículos leves em rodovias com pedágio ficou praticamente estável em novembro, ao registrar leve alta de 0,2%, na comparação com outubro, considerando os dados dessazonalisados, conforme apontam os dados da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias) divulgados dia 9 de dezembro. De acordo com o economista da Tendências Consultoria Integrada, responsável pelo levantamento, Juan Jensen, "o emprego e a renda têm sofrido menos com o processo de desaceleração da economia e isso aparece no índice, com o desempenho dos leves, que se mantém".
Quanto ao fluxo de veículos pesados, houve alta de 0,7%. "O movimento dos pesados foi influenciado pelo dado positivo do Paraná, ligado à questão agrícola, e São Paulo, com destaque para a produção de manufaturados", disse o economista ao InfoMoney.
Considerando o fluxo total de veículos, houve alta de 0,2% no mês passado, em relação a outubro.
Aumento na análise anual
Frente a novembro de 2010, houve avanço de 4,1% no fluxo total de veículos em rodovias pedagiadas. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 7,1%.
Considerando apenas os veículos leves, o fluxo na comparação com novembro do ano passado foi 3,6% maior, ao passo que o fluxo dos pesados no mesmo período avançou 5,4%.
São Paulo e Rio de Janeiro
São Paulo registrou estabilidade no fluxo de veículos em rodovias com pedágio na comparação mensal, e acréscimo de 3,7% na comparação anual. Nos últimos 12 meses o crescimento foi de 8,7%.
O movimento nas estradas concedidas no Rio de Janeiro mostrou elevação de 0,3% no fluxo total de veículos em novembro em relação a outubro, considerando os ajustes sazonais. Nesta mesma comparação, o movimento de veículos leves subiu 0,1% e o de pesados recuou 0,3%.
Na comparação anual, ou seja, novembro de 2011 contra novembro de 2010, o índice geral cresceu 5,7%.
Fonte: site InfoMoney, 9 de dezembro de 2011

Garagem (08/12/2011)

O comitê paulista da Copa discutiu dia 8 de dezembro mudanças na circulação de carros e na área de estacionamento do Itaquerão para contemplar novas exigências da Fifa. Segundo a Folha de S. Paulo, a (...)

Proteção a pedestre: mais multa (09/12/2011)