Que o carro sofre desvalorização anualmente é do conhecimento da maioria dos proprietários, mas o que muitos não sabem é que algumas modificações feitas nos veículos podem aumentar esta depreciação. Anualmente, os veículos sofrem depreciação de aproximadamente 15%, alguns um pouco mais e outros um pouco menos, de acordo com o modelo do carro. Segundo a coordenadora institucional da Proteste - Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, algumas medidas podem contribuir para essa depreciação. Entre elas, a instalação de acessórios como rodas de outros modelos ou maiores que a original de fábrica e de equipamentos de tuning (equipamentos usados para alterar as características originais do carro). A reportagem é do InfoMoney.
Manutenção e originalidade
De acordo com Maria Inês, realizar o plano de manutenção conforme indica o manual do proprietário pode ajudar a conter a desvalorização do veículo.
Outro fator importante é fazer esta manutenção em redes autorizadas e que contenham peças originais para os reparos.
Procure sempre manter a originalidade do veículo. Se optar por instalar uma direção hidráulica ou ar-condicionado, procure sempre uma loja autorizada da marca do seu veículo e pergunte que tipo de alteração esses equipamentos podem causar no desempenho do automóvel.
Acompanhar a quilometragem e manter a pintura na cor original também podem ajudar a conter a desvalorização, além de facilitar a venda.
Após um ano de uso o valor do veículo desvaloriza em média 15%, portanto, este é o pior momento para venda.
Fonte: site InfoMoney, 9 de dezembro de 2011

Garagem (08/12/2011)

O comitê paulista da Copa discutiu dia 8 de dezembro mudanças na circulação de carros e na área de estacionamento do Itaquerão para contemplar novas exigências da Fifa. Segundo a Folha de S. Paulo, a (...)

Proteção a pedestre: mais multa (09/12/2011)