O Departamento de Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso (DPRF) registrou de janeiro a 7 de dezembro deste ano 3,6 mil acidentes nas estradas federais do Estado. O valor equivale a mais de 10 acidentes por dia e é superior aos registros do mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 3,4 mil acidentes em todo o Estado. Ainda no último ano, segundo a polícia, 214 pessoas morreram até o dia 7 de dezembro. As informações são do G1.
Conforme o balanço, as principais causas dos acidentes registrados nestas rodovias, de janeiro a 7 de dezembro deste ano, se devem principalmente à falta de atenção dos motoristas. De acordo com o DPRF, dos 3,6 mil acidentes de 2011, um total de 1,2 mil aconteceram devido às distrações dos condutores ao volante. Nestes casos, 43 pessoas morreram nas estradas federais de Mato Grosso. Segundo o balanço, outros fatores que causaram muitos acidentes no Estado foram excesso de velocidade nas rodovias e as ultrapassagens indevidas, que juntos totalizaram 67 óbitos nas rodovias.
O chefe do núcleo de acidentes da PRF de Mato Grosso, Alessandro Barbosa Dorilêo, disse ao G1 que a imprudência humana é a principal causadora de acidentes nas estradas.
Ainda segundo Dorilêo, o comportamento dos condutores é variável. "Na frente da polícia eles agem de um jeito, quando passam pelo posto policial até tiram o cinto. Eles pensam que a polícia é uma indústria de multas, mas na verdade estamos lá para reforçar a boa conduta e a segurança nas viagens", reforçou. O chefe da PRF disse ainda ao G1 que outro agravante para o aumento dos acidentes está no fluxo de veículos. "Isso acaba por potencializar o problema. As melhorias vêm de uma forma muito demorada. A maior parte das rodovias de Mato Grosso foi feita na década de 1970 e 40 anos depois elas permanecem as mesmas, com um fluxo muito maior de carros", pontuou.
Fonte: portal G1, 10 de dezembro de 2011

Garagem (08/12/2011)

O comitê paulista da Copa discutiu dia 8 de dezembro mudanças na circulação de carros e na área de estacionamento do Itaquerão para contemplar novas exigências da Fifa. Segundo a Folha de S. Paulo, a (...)

Proteção a pedestre: mais multa (09/12/2011)