Se você acha que gasta muito dinheiro para manter seu carro guardado numa garagem, você está certo. E se comparar o preço de um apartamento que tenha vaga com outro que não tenha vaga, ambos com o mesmo número de quartos, vai descobrir que a diferença pode significar bem mais do que muito dinheiro: pode chegar, simplesmente, ao valor de um ou mais imóveis. É o que revela levantamento feito pelo Sindicato da Habitação (Secovi-Rio) para o Morar Bem: essa diferença faz com que, por exemplo, um apartamento de três quartos com duas garagens no Leblon compre um apê de um quarto em Ipanema. Ou compre um de quatro quartos na Tijuca. Ou ainda três de três quartos no Méier. No caso do Leblon, considerou-se o valor médio de R$ 3,2 milhões para o apê com duas vagas e o de R$ 2 milhões para o que não tem garagem. Com o saldo, de R$ 1 milhão, equivalente a 35%, paga-se os imóveis dos exemplos acima.
No geral, mostra a pesquisa, toda calculada a partir do custo médio do metro quadrado, a maior diferença entre a valorização de apartamentos por conta de uma vaga de garagem no Rio de Janeiro está em Botafogo (37,8%) e a menor, em Jacarepaguá (3,6%).
Carros que só cabem em duas vagas
Maurício Eiras, coordenador do departamento de pesquisa do Secovi-Rio, responsável pelo levantamento, explica que esta valorização é resultado, basicamente, de dois fatores. Um deles, as muitas construções antigas na Zona Sul, com poucas vagas por morador. Outro, a lei 12.607, sancionada no ano passado, que determina que as vagas de garagem só podem ser alugadas para moradores do prédio ? a não ser que a convenção do condomínio permita locação a terceiros.
O presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Rio (Creci- RJ), Manoel Maia, avalia que a falta de vagas dificulta, mas não chega a impedir uma venda. Entretanto, ele acrescenta um terceiro fator que pesa na disputa por espaço: o tamanho dos carros. ?Antes, os automóveis eram menores e, hoje, há casos em que são necessárias duas vagas para estacionar um carro de grande porte?, diz.
Onde e quanto custa uma garagem no Rio
Mas qual é a saída quando o imóvel que se quer comprar não tem vagas ou elas não são suficientes para o morador? Teoricamente, a solução é o aluguel ou a compra de um espaço. Em tese, apenas. Pois, como a procura é grande e não é possível alugar para terceiros, nem sempre há disponibilidade, especialmente na Zona Sul. E, quando há, segundo o presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Rio (Creci-RJ), Manoel Maia, os valores podem chegar a até R$ 700 ? mais que o atual salário mínimo federal (R$ 678).
De acordo com Rafael Duarte, da Percepttiva, agência de marketing imobiliário, o valor de compra e venda de uma vaga de garagem na Zona Sul do Rio pode chegar a R$ 150 mil e, na Zona Oeste, a R$ 60 mil.
Fonte: O Globo (RJ), 10 de novembro de 2013

Semáforos quebrados (06/11/2013)

São Paulo ainda não está no auge dos temporais de fim de ano, mas os últimos dias já serviram de amostra para as agruras que aguardam o paulistano: não bastassem os alagamentos, as chuvas recentes, qu (...)

Os custos dos congestionamentos (04/11/2013)