Uma pesquisa realizada pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) revelou que a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) aumentou a arrecadação. Segundo a entidade, a estimativa é de superávit de mais de R$ 6 bilhões, noticiou o InfoMoney.
De acordo com a entidade, a redução do IPI para automóveis e comerciais leves provocou uma perda para o Governo Federal de R$ 4,8 bilhões no período de maio do ano passado ? quando a alíquota foi reduzida ? a outubro deste ano. Entretanto, a arrecadação com outros impostos em âmbito federal, estadual e municipal, como PIS/Cofins, ICMS e IPVA, ficou R$ 6 bilhões maior, conforme comparativo entre a geração real e a hipótese de manutenção do IPI integral.
"De fato a arrecadação com o IPI foi menor em R$ 4,8 bilhões, mas nossas estimativas mostram que a arrecadação com os demais impostos não só compensou o valor como o superou em R$ 6 bilhões. Levaremos esta informação ao governo e vamos trabalhar para que o IPI fique no patamar atual em 2014 ou que seu ajuste seja o menor possível", afirma o presidente da Anfavea, Luiz Moan Yabiku Junior.
No começo do mês, Luiz Moan Yabiku Junior esteve reunido com o Ministro da Fazenda Guido Mantega e um dos assuntos debatidos foi a manutenção dos atuais níveis do IPI. Segundo a Anfavea, o ministro afirmou que o nível atual do imposto será mantido até 31 de dezembro e será ajustado a partir de janeiro.
Fonte: site InfoMoney, 11 de novembro de 2013

Semáforos quebrados (06/11/2013)

São Paulo ainda não está no auge dos temporais de fim de ano, mas os últimos dias já serviram de amostra para as agruras que aguardam o paulistano: não bastassem os alagamentos, as chuvas recentes, qu (...)

Os custos dos congestionamentos (04/11/2013)