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A pouco mais de três semanas para entrar em vigor em São Paulo, o Bilhete Único Mensal não oferecerá vantagens ao usuário que precisa também de metrô ou trem em seus deslocamentos no transporte público. Segundo a SPTrans (São Paulo Transportes) e a Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, o motivo é a falta de integração entre os três meios no novo modelo, considerado a principal bandeira de campanha do prefeito Fernando Haddad, destaca o UOL.
Da forma como entrará em vigor no próximo dia 30, o usuário pagará R$ 140 por mês -valor equivalente a cerca de 46 viagens de ônibus-- e terá acesso a viagens ilimitadas de ônibus neste período. No entanto, caso precise utilizar trens do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ele terá de desembolsar outros R$ 3 em cada viagem desses sistemas.
Hoje, com o Bilhete Único, a integração custa R$ 4,65: R$ 3 na passagem de ônibus e R$ 1,65 no transporte sobre trilhos, ou vice-versa, válida por um período de até duas horas.
Prefeitura diz que "morador típico" de SP é que será beneficiado
Os detalhes sobre o funcionamento do novo Bilhete Único Mensal foram divulgados dia 7 durante entrevista coletiva com o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, e o diretor de gestão e controle financeiro da SPTrans, Adauto Farias.
Tatto admitiu que o novo modelo de Bilhete Único vai beneficiar "tipicamente o morador da cidade de São Paulo", ou ao menos aquele que se desloca apenas nos limites da cidade e não utiliza o transporte sobre trilhos.
Tanto o secretário quanto o diretor atribuíram ao governo do Estado o fato de não haver integração com metrô e trem no Bilhete Único Mensal.
Conforme o diretor da SPTrans, o Bilhete Único Mensal integrado à CPTM e ao Metrô teria um custo estimado de R$ 220 (um acréscimo de R$ 80 ou cerca de 57% a mais em relação à tarifa que será cobrada por mês no novo Bilhete Único).
Até o último dia 5, afirmou Farias, cerca de 120 mil usuários se cadastraram para optar pelo Bilhete Único Mensal.
Eles serão chamados por e-mail na semana de 22 a 26 de novembro para retirarem o cartão em um dos 40 postos da SPTrans na cidade.
Cadastro
Desde abril, os usuários do transporte municipal já podem fazer o cadastramento para o Bilhete Único Mensal.
A fim de evitar fraudes, segundo a administração municipal, o cadastramento será feito exclusivamente por meio do site da SPTrans.
Os cartões de Bilhete Único que atualmente estão sendo utilizados por usuários de ônibus municipais em São Paulo não irão servir na modalidade do Bilhete Único Mensal, mas continuam valendo.
Entenda o novo sistema
1º passo - O usuário se cadastra na internet para receber o Bilhete Único Mensal
2º passo - Cadastrado, ele vai pagar um valor de R$ 140 por mês. Em troca, pode usar o bilhete para viagens ilimitadas durante 30 dias.
3º passo - O Bilhete Único Mensal funcionará como o atual cartão, mas para impedir fraudes a prefeitura quer que as catracas dos ônibus tenham leitores biométricos (de impressão digital)
Com isso, os passageiros terão de fazer um novo cartão, que será fornecido pela prefeitura de forma gratuita.
Como fazer o credenciamento
Os usuários deverão informar seus dados de identificação e endereço e enviar uma foto. O cartão será enviado pelo Correio.
Além do cadastramento na internet, a prefeitura fará o cadastramento de forma presencial em postos das SPTrans e em outros locais a serem definidos.
A fase de cadastramento será permanente, mesmo após o Bilhete Único Mensal entrar em vigor.
O cartão do Bilhete Único Mensal poderá ser carregado pela internet, com cartão de crédito ou em postos físicos da SPTrans.
Caso perca o cartão, o usuário terá de pagar um valor equivalente a sete tarifas vigentes para ter a segunda via (atualmente este valor seria de R$ 21). No caso de estudante, que paga metade da passagem, valor será de dez viagens (R$ 15).
Fonte: UOL, 7 de novembro de 2013

Categoria: Geral


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