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Moradores de Itaquera estão irritados com o aumento do congestionamento no trânsito na região devido às obras viárias e à construção do estádio do Corinthians. Os bloqueios e mudanças de sentidos em ruas e avenidas visando levar os torcedores ao palco da abertura da Copa do Mundo no ano que vem ainda confundem os moradores do bairro da Zona Leste, aponta o Diário de São Paulo.
O comerciante Ademar Martins Machado vive há 20 anos em Itaquera. Na opinião dele, o bairro vive o seu pior momento em relação ao fluxo de automóveis. ?A única mudança perceptível até agora foi o aumento no preço dos imóveis, tanto para compra quanto para o aluguel. Isso aqui está entupido de carros. Precisamos de medidas que aliviem esse sufoco até o término do estádio?, diz.
Cruzamento caótico
Um dos principais gargalos de Itaquera é o cruzamento das avenidas Itaquera com a Itapitanga. Segundos os moradores, anteriormente a faixa da direita da Avenida Itaquera, no sentido Centro/bairro, era liberada. Hoje, porém, em toda a via é obrigatória a parada no semáforo.
A CET informou que a lentidão na região da Avenida Itaquera se deve a obras de sarjeta e fresa, executadas pela SPUA (Superintendência das Usinas de Asfalto), órgão vinculado à Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. Outro problema seria uma obra em um poço de visita para construção de um coletor tronco no bairro, pela Sabesp.
Para melhorar a fluidez local, ?o cruzamento da avenida com as ruas Itapitanga e Harry Danemberg vem sendo orientado por agente de trânsito, no pico da tarde?, disse a companhia.
Análise
Horácio Augusto Figueira, consultor em engenharia de transportes e palestrante
Não basta só ampliar as vias
Muito se fala em aumentar o tamanho das vias, numa tentativa de ampliar o número de faixas na Zona Leste. O objetivo, que é aliviar o trânsito na região, pode ser justamente o contrário, pois carros que antes não circulavam por lá vão acabar optando por essa alternativa. Vejo com bons olhos o investimento em transporte público na cidade, mas São Paulo vive um momento crítico devido à quantidade de automóveis. São 5,5 milhões, sem contar ônibus e caminhões.
Apenas na Zona Leste, mais de 30 mil veículos por hora chegam e saem da região. Estou na expectativa para saber o quanto todo esse investimento para a Copa do Mundo vai ter de retorno em termos de mobilidade urbana ao bairro e para a cidade.
Fonte: Diário de São Paulo, 12 de novembro de 2013

Categoria: Geral


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