Não é novidade para ninguém que o Brasil vive uma crise de mobilidade urbana. O caos é fácil de resumir: há mais veículos do que espaço nas ruas. A questão é que, na maioria das vezes, os ônibus ficam presos em engarrafamentos produzidos por carros particulares. A Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU) quer mudar este cenário e tirar os coletivos dos congestionamentos. Para isso lançou dia 6 um programa emergencial para implantação de 4mil km de faixas exclusivas em 46 municípios, todas as capitais e cidades com população superior a 500 mil habitantes, nos próximos 12 meses. A reportagem é do Brasil Econômico.
A demanda de recursos é da ordem de R$ 5 bilhões. A proposta está sendo analisada pelo Ministério das Cidades, que já sinalizou que ela atende à Lei de Mobilidade Urbana e possivelmente será aprovada. Porém, uma das regras do PAC, que é de onde deve sair o dinheiro, é que somente governos estaduais e municipais podem ser contemplados. Sendo assim, o que se espera de agora em diante é uma corrida para apresentação do detalhamento dos projetos. A indicação da NTU é para que os prefeitos busquem as federações e associações de empresas de ônibus, que darão total apoio operacional para desenvolver os projetos básicos. De acordo com o presidente da NTU, Otávio Cunha, os projetos requerem soluções tecnológicas simples, ?sem intervenções físicas relevantes e com retorno imediato para o usuário?.
Ele apresentou como exemplos bem sucedidos do sistema de faixas exclusivas as experiências no Rio de Janeiro, em São Paulo e Goiânia. Em São Paulo, por exemplo, estudos da associação mostram que a velocidade dos ônibus (velocidade média nos trajetos, contando as paradas) chegou a subir mais de 100% em alguns locais. Na média do país, o que se espera com as faixas seletivas é reduzir o tempo de viagem em até 40%. Com isso, o custo operacional dos coletivos baixaria cerca de 25%.
Fonte: Brasil Econômico (SP), 11 de novembro de 2013

Semáforos quebrados (06/11/2013)

São Paulo ainda não está no auge dos temporais de fim de ano, mas os últimos dias já serviram de amostra para as agruras que aguardam o paulistano: não bastassem os alagamentos, as chuvas recentes, qu (...)

Os custos dos congestionamentos (04/11/2013)