Parking News

A Universidade de São Paulo (USP) quer proibir o acesso a seu campus de veículos sem vínculo com as atividades desenvolvidas no local. Dos 100 mil carros, ônibus e motos que circulam diariamente pelos 4,7 milhões de metros quadrados da área da universidade, mais da metade (60%) está só de passagem, destaca O Estado de S. Paulo.
Os problemas começaram depois que os congestionamentos na Marginal do Pinheiros levaram os motoristas a buscar rotas de fuga dentro da USP, como a paralela Avenida da Raia Olímpica. Agora, há horário de pico lá dentro, com engarrafamentos no início da manhã e no fim da tarde.
Acidentes, atropelamentos e infrações de trânsito têm crescido na mesma proporção da frota circulante. No ano passado, foram registradas 152 colisões, ante 145 de 2008. As infrações saltaram de 282, em 2008, para 352, em 2009. Somente nos dois primeiros meses deste ano, os registros já apontam tendência de alta. Houve 20 acidentes sem vítimas, ante 7 ocorrências em igual período de 2009. As infrações já são 31, ante as 22 registradas em janeiro e fevereiro de 2009.
Os problemas da USP ainda tendem a crescer com o aumento dos congestionamentos na Marginal do Pinheiros. Após a inauguração das novas pistas da Marginal do Tietê, há mais carros indo para a Pinheiros, mas a via não está dando vazão a esse tráfego adicional.
A confusão já é tanta que os agentes da Guarda Universitária têm sido obrigados a virar marronzinhos. "Eles desviam o trânsito e fazem bloqueios", explica o coordenador do campus, Antônio Carlos Massola. Já a área do velódromo se tornou pátio de estacionamento.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 12 de abril de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Parar em vaga preferencial dá multa (06/04/2010)

Parar em vaga preferencial sem o devido credenciamento ou circular em faixas exclusivas para ônibus começa a pesar no bolso dos campineiros. Desde o dia 5 de abril, fiscais da Empresa Municipal de Des (...)

Grávidas têm vagas exclusivas (07/04/2010)

Não existe ainda uma lei tornando obrigatória a reserva de vagas em estacionamentos para motoristas gestantes ou mães com crianças de colo - como ocorre com portadores de necessidades especiais -, mas (...)

Acabou a moleza (07/04/2010)

A Diretran já pode autuar motoristas que ocupam irregularmente vagas de idosos em estacionamentos fechados, como os de supermercados. Dia 5 de abril, segundo a Gazeta do Povo, de Curitiba, uma equipe (...)

Perigo das motos no trânsito do DF (05/04/2010)

Ziguezague no trânsito: motos circulando entre os carros, nas laterais. Todas essas imprudências são proibidas pelo Código de Trânsito Brasileiro. "Eles querem cortar pelo lado esquerdo, lado direito, (...)

Agora dá para engatar a terceira (14/04/2010)

Dirigir pela Avenida dos Bandeirantes, a terceira via mais movimentada de São Paulo, atrás apenas das marginais Tietê e Pinheiros, sempre foi um suplício. Com 8,5 km de extensão, ela é caminho natural (...)

Novo Rodoanel já precisa de reformas (13/04/2010)

Inaugurado há menos de duas semanas, o trecho sul do Rodoanel já apresenta problemas em parte dos seus 61,4 km e deve passar pelas primeiras reformas nos próximos dias. A Folha apurou que essa reforma (...)

Guardadores tam as regras nas ruas (10/04/2010)

Mesmo sem conhecer as leis de trânsito, os guardadores de carros, popularmente conhecidos como flanelinhas, ditam as regras em boa parte das vias do centro comercial de Belém. Segundo eles, a atividad (...)

Na palma da mão a partir do a 19 (08/04/2010)

O novo sistema da Zona Azul de Florianópolis, que permite pagar o estacionamento rotativo pelo celular via internet, não começou a funcionar dia 7 de abril, como previsto. Será implantado aos poucos, (...)


Seja um associado Sindepark