Parking News

Apesar do crescimento substancial do uso da bicicleta na cidade de São Paulo, as ciclovias não se desenvolvem no mesmo ritmo. Os ciclistas têm de buscar seu espaço em meio aos carros, correndo riscos, constata reportagem da Agência Brasil. "O aumento do número de viagens de bicicletas na região metropolitana foi de 88% de 1997 a 2007. Você, como morador de São Paulo, sabe da dificuldade de espaço que a gente tem no nosso sistema viário de maneira geral. Os ciclistas batalham para conseguir lugar para eles", admite a coordenadora do Departamento de Planejamento Cicloviário da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Maria Ermelina Malatesta.
Contrariando as justificativas das autoridades, Eric Ferreira, ex-diretor da organização não governamental (ONG) The Institute for Transportation and Development Policy (ITDP) e elaborador de um plano cicloviário para a cidade de São Paulo em 2006 - que não foi colocado em prática -, afirma que as poucas vias destinadas às bicicletas na cidade são resultado de uma má administração dos espaços e da submissão da política municipal à supremacia dos carros. Para ele, por exemplo, o lugar utilizado pelos carros estacionados nas ruas, mesmo nas áreas mais movimentadas da cidade, poderia ser utilizado como faixa de ciclistas ou de ônibus.
O ciclista paulista Felipe Aragonez apóia a implementação de mais ciclovias na cidade, mas não as vê como única solução. "Você não tem como botar ciclovia na cidade inteira. O ideal é um planejamento cicloviário, com ciclofaixas, e educar os motoristas."
Fonte: Agência Brasil, 11 de abril de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Parar em vaga preferencial dá multa (06/04/2010)

Parar em vaga preferencial sem o devido credenciamento ou circular em faixas exclusivas para ônibus começa a pesar no bolso dos campineiros. Desde o dia 5 de abril, fiscais da Empresa Municipal de Des (...)

Grávidas têm vagas exclusivas (07/04/2010)

Não existe ainda uma lei tornando obrigatória a reserva de vagas em estacionamentos para motoristas gestantes ou mães com crianças de colo - como ocorre com portadores de necessidades especiais -, mas (...)

Acabou a moleza (07/04/2010)

A Diretran já pode autuar motoristas que ocupam irregularmente vagas de idosos em estacionamentos fechados, como os de supermercados. Dia 5 de abril, segundo a Gazeta do Povo, de Curitiba, uma equipe (...)

Perigo das motos no trânsito do DF (05/04/2010)

Ziguezague no trânsito: motos circulando entre os carros, nas laterais. Todas essas imprudências são proibidas pelo Código de Trânsito Brasileiro. "Eles querem cortar pelo lado esquerdo, lado direito, (...)

Agora dá para engatar a terceira (14/04/2010)

Dirigir pela Avenida dos Bandeirantes, a terceira via mais movimentada de São Paulo, atrás apenas das marginais Tietê e Pinheiros, sempre foi um suplício. Com 8,5 km de extensão, ela é caminho natural (...)

Novo Rodoanel já precisa de reformas (13/04/2010)

Inaugurado há menos de duas semanas, o trecho sul do Rodoanel já apresenta problemas em parte dos seus 61,4 km e deve passar pelas primeiras reformas nos próximos dias. A Folha apurou que essa reforma (...)

Guardadores tam as regras nas ruas (10/04/2010)

Mesmo sem conhecer as leis de trânsito, os guardadores de carros, popularmente conhecidos como flanelinhas, ditam as regras em boa parte das vias do centro comercial de Belém. Segundo eles, a atividad (...)

Na palma da mão a partir do a 19 (08/04/2010)

O novo sistema da Zona Azul de Florianópolis, que permite pagar o estacionamento rotativo pelo celular via internet, não começou a funcionar dia 7 de abril, como previsto. Será implantado aos poucos, (...)


Seja um associado Sindepark