Parking News

Não existe ainda uma lei tornando obrigatória a reserva de vagas em estacionamentos para motoristas gestantes ou mães com crianças de colo - como ocorre com portadores de necessidades especiais -, mas na Capital, por liberalidade de vários empreendimentos, como shoppings, lojas, supermercados e empresas, cada vez mais grávidas já podem estacionar em vagas preferenciais.
Segundo o Jornal da Tarde, há três projetos de lei tramitando em Brasília que propõem a inclusão das gestantes no rol das pessoas com direito a estacionar em vagas exclusivas. Até o fim do mês, uma parceria entre o Grupo Pão de Açúcar e o Movimento Nossa São Paulo irá resultar em uma campanha educativa com o objetivo de conscientizar a população sobre o respeito à ocupação de vagas de estacionamentos para portadores de necessidades especiais, idosos e gestantes. "A ideia é resgatar a cidadania das pessoas. Temos problemas com o uso irregular dessas vagas e nos incomodamos com isso. Existem leis, mas não existem multas que possam ser aplicadas nesses casos", explica o diretor de relações corporativas e sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar, Paulo Pompilio. "Vamos fazer esse resgate pelo lado emocional dos usuários, para que eles pensem no próximo que tem dificuldades. Para que respeitem quem merece", salienta. Em dois shoppings da zona sul - Market Place, no Morumbi, e Paulista, no Paraíso - as gestantes também podem parar com exclusividade. A Avon Brasil foi uma das primeiras companhias em São Paulo a instituir as vagas especiais para funcionárias grávidas e com filhos no berçário, em 2001. São 20 vagas nas unidades de Interlagos e Osasco. Outro adicional oferecido pela companhia são os serviços de manobristas para as funcionárias.
Três projetos pedem criação de vagas exclusivas
Tramitam atualmente na Câmara dos Deputados e no Senado três projetos de lei propondo a criação de vagas exclusivas para gestantes em estacionamentos, assim como ocorreu com os portadores de necessidades especiais. No projeto apresentado pelo deputado federal Valdir Colatto, no ano passado, a reserva de vagas serviria para veículos que transportem gestantes ou pessoas que estejam acompanhadas de crianças com até um ano de idade. A ideia do parlamentar é destinar vagas próximas dos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas.
Fonte: Jornal da Tarde (SP), 7 de abril de 2010

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Parar em vaga preferencial dá multa (06/04/2010)

Parar em vaga preferencial sem o devido credenciamento ou circular em faixas exclusivas para ônibus começa a pesar no bolso dos campineiros. Desde o dia 5 de abril, fiscais da Empresa Municipal de Des (...)

Acabou a moleza (07/04/2010)

A Diretran já pode autuar motoristas que ocupam irregularmente vagas de idosos em estacionamentos fechados, como os de supermercados. Dia 5 de abril, segundo a Gazeta do Povo, de Curitiba, uma equipe (...)

Perigo das motos no trânsito do DF (05/04/2010)

Ziguezague no trânsito: motos circulando entre os carros, nas laterais. Todas essas imprudências são proibidas pelo Código de Trânsito Brasileiro. "Eles querem cortar pelo lado esquerdo, lado direito, (...)

Agora dá para engatar a terceira (14/04/2010)

Dirigir pela Avenida dos Bandeirantes, a terceira via mais movimentada de São Paulo, atrás apenas das marginais Tietê e Pinheiros, sempre foi um suplício. Com 8,5 km de extensão, ela é caminho natural (...)

Novo Rodoanel já precisa de reformas (13/04/2010)

Inaugurado há menos de duas semanas, o trecho sul do Rodoanel já apresenta problemas em parte dos seus 61,4 km e deve passar pelas primeiras reformas nos próximos dias. A Folha apurou que essa reforma (...)

Guardadores tam as regras nas ruas (10/04/2010)

Mesmo sem conhecer as leis de trânsito, os guardadores de carros, popularmente conhecidos como flanelinhas, ditam as regras em boa parte das vias do centro comercial de Belém. Segundo eles, a atividad (...)

Na palma da mão a partir do a 19 (08/04/2010)

O novo sistema da Zona Azul de Florianópolis, que permite pagar o estacionamento rotativo pelo celular via internet, não começou a funcionar dia 7 de abril, como previsto. Será implantado aos poucos, (...)


Seja um associado Sindepark