Parking News

A Centrovias, concessionária que administra as Rodovias Washington Luís (SP-310), Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP-225) e Comendador João Ribeiro de Barros (SP-225), malha rodoviária entre São Carlos, Itirapina, Brotas, Jaú e Bauru, no Interior de São Paulo, terá de readequar os preços nas praças de pedágio para atender a uma decisão do Tribunal de Justiça. A cobrança por quilômetro rodado deverá seguir o edital de concessão das estradas. A decisão, inédita, foi motivada por uma ação civil movida pelo Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça do Consumidor.
A sentença, segundo Eduardo Reina, do Estado de S. Paulo, abre precedente para que outras concessionárias sejam obrigadas a modificar o sistema de cobrança em São Paulo.
Para o Ministério Público, há ilegalidade na cobrança por causa da não observância da base quilométrica idêntica para os usuários. "O consumidor que roda menos paga, muitas vezes, o mesmo que aquele que transita numa distância maior", descreve a promotoria, que pede que a concessionária se abstenha de criar ou instalar novas praças de pedágio. A concessionária informou, por meio da Assessoria de Imprensa, que continuará a operar normalmente as atuais praças. "Entendemos que a decisão do Tribunal de Justiça julgou apenas a legitimidade do Ministério Público para ajuizar a referida ação civil pública. Os autos retomarão à primeira instância e seguirão o trâmite normal", diz a nota da Centrovias, que vai recorrer.
Está descartada a hipótese de diminuição do valor das tarifas.
Fonte: O Estado de S. Paulo (SP), 24 de abril de 2008

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Vans ganham liminar contra rozio (26/04/2008)

Uma locadora e prestadora de serviços de fretamento de vans conseguiu na Justiça, por meio de uma liminar, o direito de fugir do rodízio de veículos em São Paulo. De acordo com o jornal O Estado de S. (...)

Suzano faz licitação para rotativo (17/04/2008)

A Prefeitura de Suzano espera começar ainda este mês o processo de licitação para a escolha de uma nova empresa que assumirá os serviços de Zona Azul na cidade. Desde o fim do ano passado a administra (...)

Parquímetros estão mais seguros (18/04/2008)

Depois de serem furtadas no mínimo 18 baterias dos 80 parquímetros existentes em Caxias do Sul (RS) em março, a Rek Parking reforçou a segurança nos equipamentos. Segundo informou o diretor de operaçõ (...)

O fim da figura dos flanelinhas (18/04/2008)

A redução de vagas gratuitas nas ruas centrais do Recife pode acabar com a figura do flanelinha ou mudar o perfil deles. No lugar das vagas "livres", surgem as da Zona Azul. Apesar de o cartão avulso (...)

Mobilidade inidual e coletiva (23/04/2008)

Segundo a Gazeta Mercantil, o mercado baterá em 3 milhões de unidades licenciadas neste ano. Há controvérsias. Alguns, principalmente a indústria, insistem em que temos muito a vender. Afinal, é o arg (...)

Projeto de ciclovias apresentado em Brasília (22/04/2008)

O secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, apresentou dia 23 o projeto Rio - Estado das Bicicletas, ao Ministro das Cidades, Mário Fortes, em Brasília.