Na tentativa de melhorar a fluidez no trânsito em cruzamentos movimentados - e reduzir o número de acidentes e atropelamentos -, cidades gaúchas começam a aderir a semáforos temporizadores, ou sinaleiras inteligentes. Para alertar condutores e pedestres sobre o tempo disponível para esperar ou cruzar o sinal, uma placa anexada ao lado do semáforo apresenta os números em contagem regressiva, mostrando os segundos que restam para que a cor mude. Em outro formato, um tracejado de lâmpadas vai se apagando até mudar a cor, descreve o jornal Zero Hora, de Porto Alegre.
A maior parte dos municípios que aderiram à sinaleira inteligente - como Cachoeirinha, São Leopoldo, Santa Cruz e Lajeado - destaca uma lista de vantagens, fazendo com que a tecnologia seja adotada por outras localidades. Segundo o secretário de Trânsito e Transporte de Cachoeirinha, Luciano Ramos, o investimento de R$ 1,4 milhão nas sinaleiras está justificado. "Desde 2006, diminuímos em 83% o número de acidentes. No ano passado, registramos apenas dois atropelamentos", destaca.
Os 25 equipamentos instalados principalmente na Avenida Flores da Cunha têm programações diferentes. Para evitar que o motorista arranque antes do tempo, 22 deles não mostram a contagem no sinal vermelho.
Apesar de registrar um número cada vez maior de engarrafamentos, Porto Alegre ainda não aderiu às sinaleiras inteligentes. Conforme Thales Roberto Farias, responsável pela Equipe de Programação Semafórica da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a Capital está finalizando os testes de um novo sistema: um sensor fixado no asfalto aponta quantos carros passam por segundo no local. Se o movimento estiver grande, o sinal verde permanecerá por mais tempo. Essa é a verdadeira sinaleira inteligente", afirma.
Fonte: Zero Hora - Porto Alegre (RS), 18 de abril de 2008

Vans ganham liminar contra rozio (26/04/2008)

Uma locadora e prestadora de serviços de fretamento de vans conseguiu na Justiça, por meio de uma liminar, o direito de fugir do rodízio de veículos em São Paulo. De acordo com o jornal O Estado de S. (...)

Suzano faz licitação para rotativo (17/04/2008)

A Prefeitura de Suzano espera começar ainda este mês o processo de licitação para a escolha de uma nova empresa que assumirá os serviços de Zona Azul na cidade. Desde o fim do ano passado a administra (...)

TJ manda cobrar pedágio por km (24/04/2008)

A Centrovias, concessionária que administra as Rodovias Washington Luís (SP-310), Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP-225) e Comendador João Ribeiro de Barros (SP-225), malha rodoviária entre São Carlos, (...)

Parquímetros estão mais seguros (18/04/2008)

Depois de serem furtadas no mínimo 18 baterias dos 80 parquímetros existentes em Caxias do Sul (RS) em março, a Rek Parking reforçou a segurança nos equipamentos. Segundo informou o diretor de operaçõ (...)

O fim da figura dos flanelinhas (18/04/2008)

A redução de vagas gratuitas nas ruas centrais do Recife pode acabar com a figura do flanelinha ou mudar o perfil deles. No lugar das vagas "livres", surgem as da Zona Azul. Apesar de o cartão avulso (...)

Mobilidade inidual e coletiva (23/04/2008)

Segundo a Gazeta Mercantil, o mercado baterá em 3 milhões de unidades licenciadas neste ano. Há controvérsias. Alguns, principalmente a indústria, insistem em que temos muito a vender. Afinal, é o arg (...)

Projeto de ciclovias apresentado em Brasília (22/04/2008)

O secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, apresentou dia 23 o projeto Rio - Estado das Bicicletas, ao Ministro das Cidades, Mário Fortes, em Brasília.