Segundo a Gazeta Mercantil, o mercado baterá em 3 milhões de unidades licenciadas neste ano. Há controvérsias. Alguns, principalmente a indústria, insistem em que temos muito a vender. Afinal, é o argumento, o País ainda tem um carro para sete ou oito habitantes e, portanto, está longe da marca exibida por países desenvolvidos, onde a relação chega a quase um carro por habitante. Outros, técnicos e mesmo leigos, em nome da mobilidade, argumentam que, como já se vê nas ruas, passamos do limite.
O fato, mesmo, é que nunca houve no Brasil discussão séria sobre assuntos da mobilidade, diz o jornal. Há uma transferência por cadeia. A União passa a bola para o Estado, que joga a questão para o município, que, por sua vez, alega não ter verba para dar conta do recado. O drama é que a frota aumenta a cada dia e pouco ou quase nada se vê de resposta. O problema, no final das contas, é do município, verdadeiro palco onde tudo acontece. A barafunda se espalha porque as cidades estão interligadas, ninguém está isolado.
O Brasil vive de golfadas de esperanças. Uma delas está para vir em 2014, por ocasião da Copa do Mundo marcada para o Brasil. Para sediar os jogos, algumas cidades terão de passar a limpo sua questão de trânsito. As escolhidas terão recursos, esperanças. Um dos projetos que o governo brasileiro estuda é o trem-bala entre São Paulo e Rio, com um ramal até Campinas, ligando os aeroportos.
A questão da mobilidade nas cidades, principalmente, depende, é verdade, de fortes investimentos em sistemas de transporte de massa. Mas cabem também medidas de engenharia de tráfego que dinamizem e compatibilizem a estrutura existente. O maior sistema de metrô e trens urbanos do País (em São Paulo) ignora olimpicamente o automóvel. Nas muitas estações existentes no sistema nada existe para atrair o automóvel - e, em conseqüência, seu usuário. A cidade de São Paulo, que recebe diariamente mil automóveis novos, simplesmente não dispõe e não planeja nos terminais megaestacionamentos que possam recepcionar os automóveis. Ignorar o carro como elemento de integração com o transporte coletivo é um caso de miopia aguda. Grandes estacionamentos integrados às estações de metrô, trens e ônibus poderiam ser um bom começo para melhorar a mobilidade coletiva sem condenar o conforto do transporte individual.
Fonte: Gazeta Mercantil (SP), 23 de abril de 2008

Vans ganham liminar contra rozio (26/04/2008)

Uma locadora e prestadora de serviços de fretamento de vans conseguiu na Justiça, por meio de uma liminar, o direito de fugir do rodízio de veículos em São Paulo. De acordo com o jornal O Estado de S. (...)

Suzano faz licitação para rotativo (17/04/2008)

A Prefeitura de Suzano espera começar ainda este mês o processo de licitação para a escolha de uma nova empresa que assumirá os serviços de Zona Azul na cidade. Desde o fim do ano passado a administra (...)

TJ manda cobrar pedágio por km (24/04/2008)

A Centrovias, concessionária que administra as Rodovias Washington Luís (SP-310), Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP-225) e Comendador João Ribeiro de Barros (SP-225), malha rodoviária entre São Carlos, (...)

Parquímetros estão mais seguros (18/04/2008)

Depois de serem furtadas no mínimo 18 baterias dos 80 parquímetros existentes em Caxias do Sul (RS) em março, a Rek Parking reforçou a segurança nos equipamentos. Segundo informou o diretor de operaçõ (...)

O fim da figura dos flanelinhas (18/04/2008)

A redução de vagas gratuitas nas ruas centrais do Recife pode acabar com a figura do flanelinha ou mudar o perfil deles. No lugar das vagas "livres", surgem as da Zona Azul. Apesar de o cartão avulso (...)

Projeto de ciclovias apresentado em Brasília (22/04/2008)

O secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, apresentou dia 23 o projeto Rio - Estado das Bicicletas, ao Ministro das Cidades, Mário Fortes, em Brasília.