Impedidos de circular nos corredores exclusivos para ônibus, taxistas de São José reclamam que a medida imposta pela prefeitura com a implantação das faixas azuis tem gerado transtornos à categoria, especialmente para o embarque e desembarque de passageiros. Em São José, cerca de 390 taxistas têm alvará para atuar no município. Entre as principais reivindicações da classe estão o direito de circular com passageiros nos corredores de ônibus, a exemplo de cidades como São Paulo, e a redução do espaço para circulação nas vias públicas. A reportagem é do jornal O Vale.
Na capital, desde 2005, é livre a circulação de taxistas nos corredores, desde que estejam transportando passageiro. Mas também há restrições: é proibido parar na faixa para embarque e desembarque de clientes.
O Sindicato dos Taxistas de São José já solicitou flexibilidade na restrição, mas ainda aguarda definição da Secretaria de Transportes. O presidente da entidade, Carlos Moura, discutiu a questão em julho com o secretário da pasta, Wagner Balieiro.
Na ocasião, o secretário pediu que a categoria aguardasse a implantação dos corredores e as medições dos resultados iniciais. ?Só que ainda não sabemos se vão ou não permitir táxis nos corredores. Passageiro de táxi também é usuário de transporte público, por isso, também deveríamos ter preferência?, afirmou.
Outro lado.
O secretário de Transportes, Wagner Balieiro, afirmou que nesse momento não é possível incluir táxi nas faixas para ônibus por dois motivos: o excesso de coletivos em circulação nos corredores e a baixa demanda de táxis, o que não justificaria a circulação nessas vias.
Fonte: O Vale (S. J. do Rio Preto), 18 de setembro de 2013

Serviço de valet (18/09/2013)

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que o serviço de valet, por ser prestado em via pública, não gera responsabilidade em caso de roubo à mão armada. Para os ministros, esse serv (...)