O total de veículos novos adquiridos via financiamento entre janeiro e agosto no Brasil, considerando automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motocicletas, atingiu 2,3 milhões de unidades, o que representa queda de 4,9% sobre o volume financiado em igual período do ano anterior. Apesar do recuo em volume, houve alta de 13,5% em valores: enquanto os financiamentos somaram R$ 67,8 bilhões no acumulado dos oito meses de 2012, o valor neste ano chegou a R$ 77,1 bilhões no mesmo período, de acordo com dados divulgados dia 16, pela Cetip, operadora do Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito no Brasil. As informações são do Automotive Business.
O relatório considera as principais modalidades de financiamentos de veículos, como crédito direto ao consumidor (CDC), leasing (arrendamento mercantil), consórcio, entre outros. O CDC foi a modalidade preferida dos consumidores, com 83,5% de participação, somando novos e usados, seguido pelos consórcios, com 13,1%.
As concessões de crédito entre janeiro e agosto de 2013 atingiram R$ 126 bilhões, aumento de 8% em comparação com o mesmo período do ano passado. O tíquete médio dos financiamentos subiu de R$ 23,6 mil, em agosto de 2012, para R$ 24,3 mil neste agosto.
Usados
Nas estatísticas referentes a veículos usados, observa-se o mesmo movimento de queda em volume e aumento nos valores: foram financiados 2,14 milhões de unidades entre janeiro e agosto, recuo de 5% sobre idêntico intervalo do ano passado. Em valores, significou R$ 51,9 bilhões, contra R$ 52 bilhões anotados no ano anterior.
Segmentos
Nos dados para cada segmento, o relatório apresenta o desempenho de agosto, quando foram financiados 367,7 mil leves, considerando novos e usados, dos quais o volume de usados representa mais da metade, 57%. Em motocicletas, há uma inversão: foram financiados mais veículos novos que usados, somando 84,8 mil unidades em agosto.
Fonte: Automotive Business, 16 de setembro de 2013

Serviço de valet (18/09/2013)

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que o serviço de valet, por ser prestado em via pública, não gera responsabilidade em caso de roubo à mão armada. Para os ministros, esse serv (...)