Parking News

O desembargador federal Fábio Prieto de Souza, da 4ª Turma do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, atendeu pedido da AGU (Advocacia-Geral da União) e suspendeu liminar obtida pelo Sindicato de Restaurantes, Bares e Hotéis contra a Medida Provisória 415/08, que proibiu a venda de bebidas alcoólicas em rodovias federais, informa o site Última Instância. A liminar havia permitido a venda porque considerou ausente o requisito da urgência para a edição da Medida Provisória.
Em sua decisão, o desembargador federal destacou que o STF (Supremo Tribunal Federal) considerou constitucional norma idêntica à inserida na Medida Provisória, ao julgar o Recurso Extraordinário 148.260. Na ocasião, o plenário do Supremo entendeu que lei estadual proibitiva da venda de bebidas alcoólicas em rodovias paulistas não era inconstitucional.
Quanto à ausência do requisito da urgência para a edição da Medida Provisória, o desembargador federal afirmou: "O argumento não parece provido de consistência, porque a extensão, para o âmbito federal, de preceito normativo reputado constitucional pelo plenário do Supremo Tribunal Federal há mais de 10 anos - com base no exercício do poder de polícia vinculado à segurança no trânsito -, denota, ao inverso, o perigo da demora na edição da norma e não a ausência de urgência".
Fonte: site Última Instância, 25 de março de 2008

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Flanelinhas dominam ruas sob ameaças (24/03/2008)

Em Florianópolis, em frente à Assembléia Legislativa e ao Tribunal de Justiça, as placas indicam Zona Azul, mas a área, que deveria ser controlada pelo órgão público, é dominada por flanelinhas. Segun (...)

R$ 1 bi para o transporte público (27/03/2008)

Segundo o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, há uma complexidade para reservar R$ 1 bilhão para o metrô no orçamento de uma cidade com tantos desafios como São Paulo. Dia 26, ele vistoriou as obr (...)

Rozio poderá ter 2 horas a mais (26/03/2008)

O prefeito Gilberto Kassab estuda a possibilidade de aumentar em uma hora a duração do rodízio de carros no centro expandido da Capital. Pela proposta em análise, a restrição à circulação de veículos (...)


Seja um associado Sindepark