Empresas privadas estão se engajando pela melhoria do tráfego em São Paulo, constata o jornal Publimetro. Em parceria com a rede de estacionamentos Estapar, a seguradora Porto Seguro colocou bicicletas à disposição de seus clientes em sete estacionamentos na região da Avenida Paulista. Também criou áreas de estacionamento de bicicleta, ao preço de R$ 2,00 por 12 horas. Por enquanto, apenas clientes da Porto Seguro podem pegar emprestados bicicleta e capacete.
A seguradora não aluga o equipamento para o público em geral, mas estuda essa possibilidade. O equipamento deve ser devolvido até as 20h todos os dias no mesmo local em que foi retirado. O projeto foi criado com base em pesquisas que demonstram a demanda crescente por viagens de bicicleta na Capital. Levantamento da Prefeitura realizado em 2006 concluiu que mais de 250 mil bicicletas circulavam todos os dias pelas ruas de São Paulo, apesar dos menos de 30 km de ciclovias existentes na metrópole.
Outra pesquisa, feita pelo Metrô, mostrou que, em cinco anos (de 1997 a 2002), houve um crescimento de 100% no número de viagens de bicicleta dentro da cidade. O número passou de 65 mil percursos por dia em 1997 para 130 mil (0,6% do total de viagens feitas por dia usando todo tipo de veículo) em 2002.
Fonte: Publimetro (SP), 26 de março de 2008

Categoria: Fique por Dentro

Flanelinhas dominam ruas sob ameaças (24/03/2008)

Em Florianópolis, em frente à Assembléia Legislativa e ao Tribunal de Justiça, as placas indicam Zona Azul, mas a área, que deveria ser controlada pelo órgão público, é dominada por flanelinhas. Segun (...)