Singapura tem o 1º táxi autônomo do mundo

Enquanto os mercados com indústria automotiva madura trabalham no desenvolvimento de veículos autônomos, é em Singapura que começa a circular o primeiro táxi sem motorista do mundo. A iniciativa é fruto de parceria entre o governo da região e a nuTonomy, empresa que nasceu há três anos no MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos. O sistema da startup especializada em software e algoritmos para carros autônomos foi instalado em um i-Miev, compacto elétrico da Mitsubishi.

O táxi entrou em operação dia 25, em uma região da cidade-país conhecida como centro de negócios e de tecnologia. Nesta primeira etapa, o serviço é gratuito e limitado a convidados. O objetivo é ouvir as opiniões e demandas dos clientes para adaptar o negócio e lançar o serviço para valer em 2018, com 100 táxis.

Até lá, as viagens com o carro autônomo acontecem sob a supervisão de um engenheiro, que permanece sentado no banco do motorista durante o percurso, pronto para assumir a direção se for necessário. “Este é um momento na história que mudará como as cidades são construídas e como nós olhamos à nossa volta”, declarou Doug Parker, um dos executivos da nuTonomy, em entrevista à agência Reuters.

A empresa americana é mais uma companhia de fora do setor automotivo empenhada no desenvolvimento do carro autônomo. Com o início dos testes públicos, a startup larga na frente de ao menos uma concorrente de peso, a Uber. A plataforma de transporte individual pretende oferecer uma frota de veículos autônomos no futuro. Com este foco, a empresa firmou parceria com a Volvo Cars que prevê investimento conjunto da ordem de US$ 300 milhões.

Fonte: revista Automotive Business, 25 de agosto de 2016

Está de pé o Almoço com o Presidente

Um sindicato não tem razão para existir se não for para proporcionar a seus associados todo apoio possível para que trabalhem com eficiência, atendendo as necessidades dos consumidores e, claro, para (...)

Estacionamento irregular no Bairro do Recife