Estacionar na Avenida Paulista custa de R$ 12 a R$ 75 o período

avpaulista-153

Os preços dos 36 estacionamentos da Avenida Paulista, na região central de São Paulo, variam 525%, informou o SPTV de quinta-feira (25). Quem deseja parar no coração da avenida vai desembolsar até R$75 apartir de 8 horas de permanência, enquanto os mais econômicos buscam um pátio mais afastado, na altura do bairro do Paraíso, onde a diária de 12 horas custa R$ 12.

Os estacionamentos localizados mais próximo ao Paraíso são mais econômicos em relação àqueles localizados junto ao comércio e aos escritórios no entorno da Rua da Consolação.

Uma pesquisa realizada com o apoio da Associação Brasileira de Estacionamentos (Abrapark) aponta que o valor caiu 10% na região nos últimos dois anos, mas os motoristas dizem não sentir essa economia, já que a hora pode chegar a R$ 25.

A primeira hora também apresenta variação de preços, e vai de R$10 aR$ 20. O mesmo vale para a meia hora, que varia de R$5 aR$ 15.

Há vários motivos para a cobrança de preços considerados abusivos. O principal é que o metro quadrado da Avenida Paulista é um dos mais caros da cidade de São Paulo. Isso significa consequentemente que o aluguel do estacionamento também é caro. E, para deixar o carro lá, os preços vão pras alturas. Além disso, o trânsito carregado significa que tem público e, segundo os gerentes da rgião, esse público é geralmente formado por executivos e pessoas que podem pagar, por isso o preço se mantém. Mas, veio a crise econômica e com isso teve muito estacionamento que perdeu cliente e para eles reverterem essa situação alguns começaram a baixar o preço e aí acontece aquele efeito cascata e a lei da concorrência. Se um abaixa, os vizinhos começam a baixar também.

Alguns funcionários de estacionamentos afirmam que o movimento diminuiu desde o último ano. “O movimento caiu de30 a35% e os estacionamentos paralelos reduziram os preços. A gente tem conseguido se manter, mas pelo jeito provavelmente teremos que diminuir os preços também”, disse o funcionário de um estacionamento.

Em um estacionamento que já baixou os preços, os funcionários relatam que o número de clientes aumentou. “Até o começo de2016, aprimeira hora custava R$ 19, mas baixamos para R$ 12. Antes uma média de 60% do número de vagas era ocupada; hoje estamos com 100%”, conta.

A Lei Estadual do Estacionamento Fracionado, que obriga os estacionamentos a cobrarem valores de 15 em 15 minutos, ao invés da hora cheia, tornaria as vagas mais baratas para os motoristas, mas, embora tenha sido sancionada, a Associação Brasileira de Shoppings Centers conseguiu uma liminar que suspende os efeitos da lei.

Fonte: G1 São Paulo/reportagem do SPTV, 25 de agosto de 2016 (íntegra da reportagem em http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/08/estacionar-na-avenida-paulista-custa-de-r-12-r-75-o-periodo.html)

Categoria: Fique por Dentro

Está de pé o Almoço com o Presidente

Um sindicato não tem razão para existir se não for para proporcionar a seus associados todo apoio possível para que trabalhem com eficiência, atendendo as necessidades dos consumidores e, claro, para (...)