Serviços digitais para clientes digitais
edificio-garagemanodino-25
Por Jorge Hori* - Antecipamos aqui que a expansão dos aplicativos iria piorar as condições de mobilidade dentro das grandes cidades, assim como tirar partes significativas das demandas de estacionamentos.

Outras mudanças importantes estão ocorrendo, impactando os negócios dos estacionamentos privados. Os principais estão relacionados com a evolução das tecnologias digitais, sendo a mais significativa a emergência de uma nova geração que já nasceu digital.

Sejam caracterizados como millenials, geração y ou z e outras denominações, a diferença fundamental em comparação com as gerações anteriores é que ela já nasceu digital.

As velhas gerações nasceram analógicas e estão tendo que se adaptar ao mundo digital. Algumas resistem às mudanças. As mais modernas ainda são da era do fax, as antigas ainda preferem a máquina de escrever. E as mais antigas ainda, estão na fase dos manuscritos.

Com a disponibilidade de equipamentos e aplicativos aprenderam, desde cedo, a ler, escrever, calcular e raciocinar digitalmente. Estão inteiramente familiarizados com as novas lógicas.

O avanço só não é maior porque os processos educacionais ainda estão dominados pelos professores analógicos, com alguns em transição. Mas daqui a pouco os próprios professores terão nascido "digitais". E eles "dominarão o mundo", submetendo os analógicos a um espaço menor.

Fora as empresas de tecnologia, a maioria das empresas brasileiras é analógica, com donos nascidos analógicos. Uma nova geração, já nascida digital, começa a sucedê-los. Ou contratam jovens executivos digitais.

As empresas de estacionamentos estão enfrentando dificuldades econômicas, e diante das mudanças tecnológicas precisam se reinventar, mas ainda não encontraram o caminho.

Os estacionamentos pagos são prestação de serviços para atender necessidades e expectativas de clientes ou usuários.

Com o crescimento dos usuários digitais, o caminho da reinvenção talvez seja a prestação de serviços digitais.

Na lógica digital não cabem cancelas na entrada ou saída dos estacionamentos.

Os carros devem entrar e sair sem barreiras, todo controle será feito por sensores ou leitores óticos, com cobrança diretamente no celular, no momento do uso, ou periodicamente.

Ao entrar no estacionamento, um aplicativo de voz o orientará a chegar na vaga reservada, ou em vaga disponível.

O usuário contará com o máximo de comodidade, sem necessidade de operações manuais, com a internet das coisas (IoT) se encarregando das operações.

* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

NOTA:

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.

Calçada ampliada é aprovada no 1º dia

A depender da avaliação do primeiro dia, o projeto Caminhar Pinheiros deve durar bem mais que os 35 dias de teste, iniciados dia 5, com a ampliação das calçadas da rua dos Pinheiros (zona oeste), no t (...)