Estacionamento italiano construído dentro de caverna é o mais legal do mundo

Um estacionamento não precisa ser apenas aquele lugar cinza com vagas demarcadas onde você deixa seu carro por um tempinho quando precisa. Alguns estabelecimentos abusam da arquitetura e do design para tornar estes ambientes mais divertidos e cheios de personalidade para receberem seus clientes. Outros, vão além e criam espaços que se tornam verdadeiros pontos turísticos.

Para valorizar estes ambientes, o Looking 4, site internacional especializado em estacionamentos, e o Design Curial, portal de Design, promoveram um prêmio chamado World’s Coolest Car Park e, por meio da votação popular, elegeu os estacionamentos mais legais do mundo!

Os escolhidos têm de tudo: abusam das cores na pintura das paredes e pisos, trazem elementos exóticos, integram paisagens naturais ou são construídos em lugares inusitados – como é o caso do grande vitorioso, o Quick Morelli, de Nápoles, na Itália, que fica dentro de uma caverna.

Idealizado pela Kingdom Architects, o Quick Morelli pertence ao grupo Quick No Problem Parking e já havia sido reconhecido antes, em 2011, quando foi eleito o estacionamento europeu mais avançado pelo European Parking Award.

Quem observa a fachada do local, que fica próximo à Piazza Vittoria e à Piazza Del Plebiscito, nem desconfia do quão elaborada é sua estrutura. Com 436 vagas para automóveis e estandes para 30 bicicletas, ele recebe um giro de 2 mil carros por dia em sete andares.

Para garantir a segurança dos clientes, 160 câmeras de vídeo estão espalhadas pelos andares e a entrada só acontece por meio da detecção das placas. Sinais luminosos fazem parte de cada vaga e corredor e o prédio inteiro tem um sistema anti-incêndio chamado Robogat, um bombeiro robô que circula pelo espaço e é controlado por uma central.

Além de atuar como estacionamento, ele tem pontos de informação, fraldários, guarda-volumes para bagagem, além de serviços de lavação, valet, entre outros. Tudo isso porque o Quick Morelli virou praticamente um ponto turístico mesmo, recebendo visitantes de todo mundo para ver sua estrutura dentro de uma caverna gigante. O que surpreende quem passa por lá também é o túnel ao qual o estacionamento está conectado, que foi construído no século XVIII.

Geograficamente, ele separa duas partes da cidade: de um lado, a agitada La Piazza dei Martiri, no centro histórico, de outro, as lojas e a animada vida noturna da Nápoles Underground.

Os outros classificados são:

2º lugar: Az Sint-Lucas Car Park

Localizado em Ghent, na Bélgica, e projetado pela Abscis Architecten, o estacionamento tem dois prédios cercados por balaústres de metal com milhares de perfurações geométricas.

3º lugar: Victoria Gate Multi Storey

É da Acme Arquitetura o projeto do estacionamento localizado em Leeds, no Reino Unido. Com placas de metal e alumínio, o design do prédio, ligado a uma loja de departamentos, cria um padrão, uma espécie de diagrama, que pode ser visto à distância e forma uma verdadeira composição com o céu.

Os outros finalistas: Ray Convention Centre, de Amsterdam, na Holanda; Sinking Ship Multi Storey, de Seattle, nos Estados Unidos, Criado nos anos 60  e sem autoria conhecida, dá a impressão de estar saindo – ou entrando! - na terra. Fica perto da famosa Smith Tower; 2KM3 At Saint Gervais, em Mont Blanc, na França, tão parecido com uma obra de arte que teve um curador, não um escritório de arquitetura por trás de seu projeto; Garagenatelier Car Park, em Herdern, na Suíça, com projeto de Peter Kunz Architektur, o estacionamento faz parte de uma verdadeira paisagem onde os carros ficam cercados de um verde deslumbrante; Al Jahra Court Automatic Parking, no Kuwait, futurista por essência, este estacionamento foi criada por uma empresa especializada em robótica, a Robotic Parking Systems. O local está inclusive no Guiness World Record como a Maior Estrutura de Estacionamento Automatizada; Cliniques Universitaires Saint Luc, na Bélgica, com projeto da Jong Gortermaker Algra Architects, tem como propósito aproveitar a luz natural e as sombras causadas pelos módulos nas paredes, fica próximo a um hospital e, por isso, tem o propósito de ser um ambiente acolhedor.

Fonte: Gazeta do Povo, 10/11/2018

Serviços digitais para clientes digitais

Por Jorge Hori* - Antecipamos aqui que a expansão dos aplicativos iria piorar as condições de mobilidade dentro das grandes cidades, assim como tirar partes significativas das demandas de estacionamen (...)

Calçada ampliada é aprovada no 1º dia