Congresso de Estacionamentos debate tendências para o setor e soluções para a mobilidade

O Sindepark foi copromotor do 7º Congresso Brasileiro de Estacionamentos, realizado pela Abrapark, no dia 7 de novembro em São Paulo, no Hotel Meliá, que reuniu grande número de empresários e demais envolvidos na atividade para assistir a palestras que proporcionaram debate e troca de conhecimentos sobre assuntos importantes para a gestão das empresas. Na abertura do evento, Marcelo Gait, presidente do Sindepark, falou da importância do evento para o debate de ideias e atualização sobre soluções para que a atividade se adapte ao novo mercado que se apresenta. Segundo ele, ante o novo cenário político a partir de 2019, os empresários estão um pouco mais confiantes e que se adaptar às mudanças é um desafio para todos os empreendedores, para voltarem a obter bons resultados.

Ele finalizou ressaltando a importância de as empresas de estacionamentos se associarem, porque o Sindepark oferece diversos benefícios e, sem dúvida, a união é que fortalece a atividade.

O presidente da Abrapark, Sergio Morad, falou sobre a tendência do setor de se transformar em hub de mobilidade, uma vez que os estacionamentos devem se tornar equipamentos essenciais para a 4ª revolução digital.

Ao todo, oito palestrantes apresentaram temas diversos de interesse do setor. Carlos Kawall, economista-chefe do Banco Safra, falou sobre as perspectivas econômicas para os próximos quatro anos. Segundo ele, a indústria já dá sinais de sair da crise, mas os setores ligados ao consumo se recuperam com mais lentidão e como os estacionamentos dependem deles, a recuperação também será mais lenta. Kawall disse que o mercado espera a manutenção da taxa de juros baixa por um período prolongado para que a economia se recupere nos próximos anos.

Milton Persoli, presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), falou sobre os desafios de mobilidade de uma cidade como São Paulo, com 10 milhões de carros e 150 mil Ubers circulando no mesmo espaço e no mesmo horário. Ele destaca que os aplicativos e redes sociais alteraram o planejamento das cidades e a mobilidade se torna mais complexa a cada dia. Acrescentou que a Companhia busca parceiros para investimento em soluções para melhorar o trânsito da cidade.

Outro palestrante foi André Iasi, presidente da Estapar, que ressaltou o papel do estacionamento na mobilidade urbana do futuro. Segundo ele, não há solução mágica, mas inovadoras. Ele acredita num conjunto de soluções para melhorar a mobilidade em que os modais têm de se comunicar, incluindo carros elétricos, autônomos. Iasi falou ainda de como os estacionamentos se encaixam nesse novo cenário, por exemplo, se tornando pólos para frota de aplicativos e outros veículos que passaram a fazer parte da mobilidade urbana diversa, ponto de embarque/desembarque, de recarga de veículos elétricos, para que se aproveite a estrutura dos estacionamentos e se obtenham outras fontes de receitas.

Edgar Escobar, presidente da Associação Brasileira de Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (ABRAVEi), descreveu a rápida evolução do setor de carros elétricos, com o desenvolvimento de baterias mais baratas, por exemplo, e a tendência de compartilhamento.

O Congresso recebeu ainda para debater sobre a requalificação das áreas de estacionamento em futuras edificações os palestrantes Irineu Gnecco Filho, da chefia de Gabinete da Prefeitura de São Paulo, gestor da CET-SP. Ele apresentou um panorama da cidade e do Estado quanto à frota de veículos, número de viagens por modal, e a importância dos estacionamentos para retirar veículos das vias e para abastecimento de veículos elétricos e da importância de mobilidade urbana integrada. Já Carlos Alberto Borges, vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP e diretor CEO da Tarjab Incorporadora Ltda., destacou o fato de que o setor imobiliário segue a tendência do mercado, respeita os parâmetros da prefeitura, mas é o mercado quem determina a necessidade de criação ou não de mais vagas de garagem.

Flavia Cunha, gerente de Assuntos Institucionais na Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), compartilhou números importantes relativos ao uso de estacionamentos e o valor de compra em shopping centers.

Para esclarecer dúvidas sobre a Reforma Trabalhista e a Terceirização, José Pastore, professor titular da Faculdade de Economia e Administração e da Fundação Instituto de Administração da USP, fez uma palestra bastante dinâmica, apresentando os vários tópicos relativos e respondendo imediatamente a várias perguntas dos presentes, com esclarecimentos importantes sobre a prática e a importância da nova lei trabalhista, e destacou que um dos objetivos da lei é aumentar a produtividade do trabalhador.

Categoria: Notícias Sindepark

Serviços digitais para clientes digitais

Por Jorge Hori* - Antecipamos aqui que a expansão dos aplicativos iria piorar as condições de mobilidade dentro das grandes cidades, assim como tirar partes significativas das demandas de estacionamen (...)

Calçada ampliada é aprovada no 1º dia