São Paulo e Rio estão entre as 10 piores cidades do mundo para dirigir

As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as dez piores para dirigir, de acordo com o ranking Índice de Condução das Cidades elaborado pela Mister Auto, rede de vendas online de autopeças na Europa e que pertence ao Grupo PSA. A edição 2019 do estudo, divulgado dia 14, coleta uma série de dados de centenas de cidades pelo mundo. Como resultado, 100 cidades são ranqueadas a partir da pontuação de cada uma, combinando um total de 15 fatores que revelam as melhores e as piores cidades para os proprietários de automóveis em todo o mundo.

No TOP 10 das piores cidades, São Paulo aparece como a sétima pior, enquanto o Rio de Janeiro é a nona. O estudo divide os fatores em três grupos de dados: infraestrutura, segurança e custos. Em infraestrutura, por exemplo, se considera a pontuação média diária de congestionamentos, o índice de qualidade das estradas, pontuação de amostra de velocidade e índice de qualidade do ar entre outros.

No quesito segurança, é considerada a taxa média de fatalidade por 100 mil habitantes, além do índice denominado pontuação da raiva nas estradas, que mede o grau de sentimento de aversão a outros motoristas durante a condução em trânsito nas estradas. Já na área de custos, se medem gastos com estacionamentos (critério de 2 horas), custo de combustível, imposto anual de circulação (algo como o IPVA brasileiro) e custos envolvendo acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Na maior parte dos quesitos, tanto São Paulo quanto Rio de Janeiro pontuaram de forma bastante negativa com relação a outras cidades do mundo. No ranking geral, a pontuação de ambas está em 59,1 e 65,3, respectivamente. Para se ter uma ideia, a melhor cidade para o motorista, segundo o ranking, é Calgary, no Canadá, com pontuação máxima de 100, enquanto a pior, Mumbai, na Índia, pontuou com apenas 1 ponto na média geral.

Além das duas cidades brasileiras, o TOP 10 das piores cidades para os motoristas ainda contam com outras cidades da América Latina, como Bogotá (Colômbia), na sexta posição, e a Cidade do México (México), na oitava colocação.

No TOP 10 das melhores, a canadense Calgary é seguida por Dubai (Emirados Árabes), Ottawa (Canadá), Berna (Suíça), El Paso (EUA), Vancouver (Canadá), Gotemburgo (Suécia), Dusseldorf (Alemanha), Basileia (Suíça) e Dortmund (Alemanha) nesta ordem.

Fonte: Automotive Business, 14/11/2019

As expectativas da economia para 2020

Por Jorge Hori* - O motor do crescimento econômico brasileiro é o consumo das pessoas. Essa foi a base escolhida pelo Brasil para promover o desenvolvimento da sua economia. (...)

O Sindepark quer a sua parceria