Revitalização da Zona Azul passa a valer no mês que vem (Sorocaba)

zonaazulguarulhos-759

A Zona Azul será revitalizada em Sorocaba com o objetivo de aumentar a oferta de vagas de estacionamento, através da rotatividade, e democratizar seu uso. A partir do dia 20 de março, as 815 vagas da região central da cidade terão o afluxo de veículos organizado e um período de orientação aos usuários.

Entre as vias que possuem vagas de estacionamento rotativo estão Penha, Arthur Gomes, Professor Toledo, Sete de Setembro, Miranda de Azevedo, José Bonifácio, Álvaro Soares, Anita Garibaldi, Monsenhor João Soares, Souza Pereira, Leopoldo Machado, Rodrigues Pacheco, Brigadeiro Tobias e Ubaldino do Amaral. “A ideia não é tornar isso uma indústria de multas, mas, sem fiscalização, não há Zona Azul que prospere”, esclarece Wilson Unterkircher Filho, secretário de Mobilidade e Acessibilidade e diretor-presidente da Urbes.

Os cartões serão mantidos no formato já existente e uma faixa adicional azul será implementada para auxiliar a identificação visual. O período de acomodação é de 20 dias, momento em que uma ação conjunta da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Urbes fará a apreensão de cartões vendidos ilegalmente. O prefeito José Crespo (DEM) afirma acreditar que a Zona Azul é uma atitude de proteção ao comércio tradicional da cidade.

A Prefeitura buscou modelos em Itapetininga e em Piracicaba para chegar ao projeto, que começou a ser praticado em 10 de janeiro, com a sinalização na região central, e terminará em 23 de abril, com combate à venda clandestina de cartões. “Em Piracicaba era muito caro e tinha totens”, aponta o prefeito. “Você transforma uma atividade simples em moderna e cara.”

O exemplo da cidade de São Paulo em usar a Zona Azul digital em um aplicativo de celular será estudado, caso se mostre melhor e mais barato. Crespo frisa que o interesse não é econômico. “Esse dinheiro investido é do fundo de trânsito”, explica. Os valores de uso da Zona Azul serão mantidos em R$ 0,50 para uma hora e R$ 0,70 para duas, como ocorre desde 1996.

A ideia é de que cada usuário tenha um bloco de cartões no carro, que podem ser adquiridos em 18 postos de venda autorizados. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é infração grave estacionar o veículo em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização. O condutor recebe cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 195,23 e a remoção do veículo.

Fonte: Diário de Sorocaba - Sorocaba - 15/02/2017

Plano diretor e zoneamento

O desenvolvimento urbano das cidades é delineado principalmente pelo Plano Diretor Estratégico e pelas leis de uso e ocupação do solo, mais conhecidas como Leis de Zoneamento. São elas que determinam (...)

CET restringe estacionamento (Santos)