Primeiros 30 dias de nova Zona Azul não terão multas (Araras/SP)

jkiguatemicelular-958

A nova Zona Azul, prevista para ser instalada pelo menos até o final deste mês, terá uma tolerância de 30 dias após o início de funcionamento. Neste período os motoristas que estacionarem seus veículos sem o uso do tíquete não serão multados, apenas advertidos e orientados.

As informações são do secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Araras, Moisés Daniel Furlan, durante coletiva com a imprensa no dia 4 no gabinete do Executivo Municipal. Na ocasião, o prefeito Pedrinho Eliseu (PSDB) e Fábio Eduardo Cressoni Batistella, proprietário da empresa Areatec Tecnologia, vencedora da licitação do sistema operacional, assinaram o contrato.

Sobre a tolerância, Moisés contou que assim que começarem as autuações, após o período de 30 dias de funcionamento, serão dados apenas 10 minutos de tolerância após o motorista estacionar o carro. “Assim que para o veículo o motorista deve, em até no máximo 10 minutos, adquirir o tíquete. E o tempo é o mesmo após o vencimento do horário”, explica. Sobre os valores cobrados serão mantidos os antigos preços de R$1,00 ahora e R$ 1,50 por duas horas.

Outra tolerância importante divulgada pelo secretário é após o motorista já ter sido multado e passados os primeiros minutos. “Nesses casos os motoristas têm até 2 horas após a multa para regularização do veículo. É necessário procurar um dos agentes da GM e a punição será de R$ 10,00 e caso não seja regularizada, aí sim, o motorista é autuado”, frisou. A multa para quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é grave, de R$ 195,23, e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Novo sistema

Serão ao todo 2.400 vagas, incluindo as especiais e gratuitas (embarque e desembarque) e a chamada Zona Verde, que terá regra diferenciada de uso em relação às vagas da Zona Azul.

Para emitir o tíquete o motorista poderá utilizar o aplicativo gratuito Digipare (para sistemas iOS, Android e Windows), enviar SMS ou ativar o uso da vaga pelo telefone 0800. Para contar com essas facilidades o cidadão deverá estar registrado no sistema Digipare (www.digipare.com.br) por meio do CPF, além de informar os dados do veículo. O pagamento é com cartão de crédito. Essa é a forma mais fácil de pagar, renovar e regularizar o tíquete da Zona Azul.

Se preferir, o ararense poderá ainda pagar o tíquete do estacionamento rotativo em dinheiro em um dos 60 postos de venda oficiais.

Estacionamento em 45º

Ainda conforme o secretário Moisés Furlan, os estacionamentos em 45º continuarão na cidade mesmo com a volta da Zona Azul. “Continuaremos testando o novo modelo implantado, agora com o estacionamento rotativo”, disse.

O estacionamento em 45º aos arredores da praça Barão de Araras é uma grande polêmica por conta de ter deixado o trânsito do município mais lento, principalmente na Praça Barão, embora tenha disponibilizado um número maior de vagas.

Fonte: Jornal Opinião - Araras - 05/08/2017