Ainda em crescimento, bitcoin já vale mais do que todo o real em circulação

Em alta desde a implementação de um novo software no começo do mês, a bitcoin segue batendo recordes e já vale mais de US$ 4.000.

Na manhã de segunda-feira,14, acotação da moeda virtual chegou a US$ 4.263 (cerca de R$ 13.500), esmagando os recordes registrados na semana passada, quando a bitcoin pela primeira vez passou a valer mais de US$ 3.000.

O interessante, como notou o Tecnoblog, é que com essa cotação a bitcoin passou a valer mais que todo o real em circulação no Brasil.

O cálculo é o seguinte: existem 16,5 milhões de bitcoins minerados no mundo e, com a cotação atual, eles valem US$ 70,37 bilhões (cerca de R$ 220,88 bilhões). Enquanto isso, todas as cédulas e moedas de real em circulação na rede bancária do Brasil valem R$ 218,69 bilhões.

O crescimento registrado na cotação da bitcoin nas últimas semanas tem relação direta com a implementação de um novo software que permitiu o aumento do volume de transações da criptomoeda. Apesar de estar se mostrando positivo, o software dividiu a comunidade de bitcoin e criou uma segunda moeda a partir da original, chamada Bitcoin Cash, que vale atualmente menos de US$ 300.

O que é bitcoin

A bitcoin é uma moeda, assim como o real ou o dólar, mas bem diferente dos exemplos citados. Ela não existe fisicamente, é totalmente virtual. Sua emissão não é controlada por um Banco Central. Ela é produzida de forma descentralizada por milhares de computadores, mantidos por pessoas que “emprestam” a capacidade de suas máquinas para criar bitcoins e registrar todas as transações feitas.

No processo de nascimento de uma bitcoin, chamado de “mineração”, os computadores conectados à rede competem entre si na resolução de problemas matemáticos. Quem ganha, recebe um bloco da moeda.

O nível de dificuldade dos desafios é ajustado pela rede, para que a moeda cresça dentro de uma faixa limitada, que é de até 21 milhões de unidades até o ano de 2140. Esse limite foi estabelecido pelo criador da moeda, um desenvolvedor misterioso chamado Satoshi Nakamoto. De tempos em tempos, o valor da recompensa dos “mineiros” também é reduzido.

O valor da bitcoin segue as regras de mercado, ou seja, quanto maior a demanda, maior a cotação. Historicamente, a moeda virtual apresenta alta volatilidade. Em 2014, sofreu uma forte desvalorização, mas retomou sua popularidade nos anos seguintes.

Nos primeiros cinco meses de 2017, o interesse pela bitcoin explodiu. No dia 1° de janeiro, a moeda era negociada a pouco mais de mil dólares. No final de maio, já valia mais de 2,4 mil dólares.

Fonte: Olhar Digital, 14 de agosto de 2017