Íntegra da reportagem que foi ao ar no Jornal SBT Brasil, dia 29 de novembro, com a declaração do presidente do SINDEPARK, Sergio Morad:

Apresentadora - Quando você pára o carro num estacionamento, costuma checar se o estabelecimento é legal e tem seguro? Só na Capital paulista estima-se que existam mais de mil estacionamentos irregulares. É o que mostra agora a repórter Bianca Vasconcelos.

Repórter - O que era uma fábrica de tecidos no Centro de São Paulo, agora abriga 45 carros. O dono está neste endereço há dez anos. Sem licença para trabalhar, o funcionário nem é registrado:
Funcionário - "É uma insegurança porque, a qualquer momento, chega aqui (a fiscalização), fecha".

Repórter - Um antigo ferro velho, na Zona Leste da cidade, virou outro estacionamento clandestino. Há seis anos, o proprietário recebe cerca de 30 carros por dia, sem pagar um centavo.
Proprietário - "Eu não tenho alvará, não tenho nada."

Apresentadora - O dono de um estacionamento clandestino:
- Não tem inscrição federal e municipal
- Não paga impostos
- Não contrata seguro
- Não é registrado como empresa
- Não existe para a Prefeitura
Os fiscais não podem nem multar. Só lacrar e voltar para ter certeza de que não foi reaberto.

Repórter - O proprietário deste estacionamento paga todas as taxas e mostra a nota fiscal da empresa. Não é clandestino, mas tem um problema: há 14 anos aqui, ainda não tem alvará de funcionamento.
Proprietário - "Nunca me exigiram, nunca vieram (os fiscais) aqui."

Repórter - Só em São Paulo, segundo estimativa da Prefeitura, existem mais de mil estacionamentos que funcionam na ilegalidade. São portas abertas que trazem benefícios para uma única pessoa: o dono do negócio.

Presidente do SINDEPARK, Sergio Morad - Quem perde? Os usuários, que não têm seus carros garantidos nesses lugares, porque eles não contratam seguro; o município, porque não tem os seus tributos sendo recolhidos, e a atividade de estacionamento, porque eles (os clandestinos) acabam sendo predatórios."

Repórter - E você, já parou para checar se estaciona em endereço clandestino?

Motorista 1 - "Eu só estaciono meu carro em local credenciado."
Motorista 2 - "É estacionamento, eu paro. Não costumo checar se tem seguro ou não."
Fonte: Jornal SBT Brasil, no ar em 29 de novembro de 2007

Categoria: Fique por Dentro

Reduzir impunidade é desafio (29/11/2007)

Para Roberto Scaringella, presidente da CET, um dos principais desafios na gestão do trânsito é diminuir a impunidade, porque ela gera o desrespeito à lei e também acidentes, muitas vezes fatais. "A f (...)