Prefeitura impõe exigências para garantir serviço eficiente (Erechim/RS)

parquimetrofortaleza-742

O estacionamento rotativo pago de Erechim terá a oferta de três mil vagas e tarifas de R$ 2 e R$ 1 nas zonas azul e verde, respectivamente. A empresa concessionária do serviço será escolhida por meio de concorrência pública no dia 9 de junho de 2016. Entre os critérios de seleção estão a capacidade técnica, financeira e a oferta de maior outorga para o município, não inferior a 15% do faturamento bruto mensal.

Os termos da licitação constam no edital publicado dia 8 pela Secretaria Municipal de Administração. A concessão será pelo período de dez anos e o valor estimado do contrato é superior a R$ 43 milhões.

Solução para problema antigo

A abertura do processo licitatório representa significativo avanço na questão do trânsito erechinense. A falta de vagas para estacionar veículos na área central da cidade é um problema que se arrasta por longa data, prejudicando empresas e motoristas.

A última tentativa acabou frustrada com o rompimento do contrato firmado entre o município e a empresa que explorou o serviço entre os anos de 2015 e 2016. Para não repetir experiências negativas a administração municipal elaborou um termo de referência que regulamenta o serviço. Entre os objetivos está a ocupação democrática do espaço público destinado ao estacionamento de veículos.

A exigência mínima do município é que sejam disponibilizados aproximadamente 100 parquímetros nas 64 ruas e avenidas onde será implantado o serviço - média de um parquímetro para cada 30 vagas. Os equipamentos também deverão operar com tecnologia capaz de controlar, monitorar, emitir tíquetes e produzir relatórios que serão auditados pela área competente da prefeitura.

Pagamento eletrônico

O usuário poderá acessar o serviço por meio de pagamento direto aos monitores em cédulas e moedas ou nas modalidades de cartão eletrônico, parquímetro, créditos eletrônicos ou contra pré-paga. As vagas serão demarcadas e numeradas, mas o condutor poderá movimentar o veículo e estacionar em qualquer outro ponto da área contratada.

O tempo máximo de ocupação das vagas na zona azul será duas horas. A tarifa será de R$ 2 por hora, podendo ser fracionado, custando R$0,50 acada 15 minutos. Na zona verde o preço do estacionamento será de R$ 1 por hora e o fracionamento a cada 15 minutos custará R$ 0,25.

Vagas especiais

Em todas as zonas de estacionamento rotativo serão oferecidas vagas de estacionamento especial para idosos, portadores de necessidades especiais, gestantes a partir da vigésima semana de gravidez e mulheres com crianças de colo até um ano de idade.

O decreto do estacionamento rotativo também favorece os veículos de carga e descarga, que permanecerão com espaços e horários específicos para estacionar, gratuitamente. Pelas novas regras os transportadores poderão pagar o valor prévio de cinco URMS (Unidade de Referência Municipal), por dia de ocupação.

Em busca da eficiência

O secretário de Administração, Waldir Farina, esclarece que a concessão pelo período de dez anos, buscou atrair concorrentes. "Como exigimos tecnologias, valores significativos para a outorga e serviço eficiente, acreditamos que o período de dez anos é justo para o investimento", explicou Farina. O secretário também explicou que a empresa vencedora terá que pagar R$ 400 mil de outorga antecipada na assinatura do contrato e ainda recolher 5% do faturamento mensal como caução.

Fonte: Jornal Bom Dia - Erechim - 10/05/2017

Zona azul (Sorocaba/SP)

Cerca de dois mil motoristas foram multados pela falta de uso de cartões que dão direito ao estacionamento em vagas da Zona Azul, no Centro de Sorocaba, ao longo dos 40 dias de implantação do sistema, (...)

Ampliação de Área Azul segue parada (Limeira/SP)