Concessão de parques prevê cobranças de estacionamento

hortoflorestal-512

Sem grana para cuidar da manutenção e da segurança de parques municipais, a gestão João Doria (PSDB) divulgou dia 9 as regras iniciais para deixar na mão de empresas o gerenciamento das áreas verdes. Em troca, o paulistano poderá ser obrigado a pagar mais para frequentar as áreas de lazer, como estacionamento. O pacote inicial envolve 14 dos principais parques da capital, entre eles o Ibirapuera (zona sul) e o do Carmo (zona leste).

O projeto deverá se estender para pelo menos 50 das 107 áreas municipais. A prefeitura abriu uma consulta pública para que empresas façam propostas de como será o contrato. A ideia inicial da prefeitura é deixar na mão das empresas a manutenção dos parques.

Em contrapartida, poderão cobrar, por exemplo, por estacionamento, aluguel de espaço para serviços de alimentação e bebida, aluguel de bicicleta e outros brinquedos, segundo Wilson Poit, secretário de Desestatização e Parcerias de São Paulo. "Empresas poderão realizar shows, com patrocinadores, explorar suas marcas, mas sem cobrar ingressos da população", afirmou.

Entrada

A prefeitura também afirma que vai proibir a cobrança de entrada, do uso de banheiros e do wi-fi nos parques. Outra obrigação das empresas será a de, para cada parque considerado importante, cuidar de três ou quatro parques menores e em áreas periféricas. A escolha dos primeiros 14 parques do pacote teve como critério o custo de manutenção deles - acima de R$ 1,5 milhão por ano. Segundo Doria, a prefeitura gasta R$ 180 milhões por ano com a manutenção dos parques da cidade. As 14 concessões poderão gerar economia de até 40% disso, ou R$ 72 milhões.

Câmara aprova fundo

A Câmara de São Paulo aprovou em definitivo ontem projeto que cria o conselho de secretários que definirá os modelos de desestatização da cidade e um fundo onde será depositada toda a receita obtida com a venda, concessão ou parceria público privada de ao menos 55 equipamentos públicos. O texto seguirá para a sanção do prefeito João Doria. A expectativa é arrecadar cerca de R$ 7 bilhões ao longo do mandato com as privatizações. Foram 35 vereadores favoráveis ao projeto e 7 contrários. A oposição diz que projeto é uma espécie de cheque em branco, já que entrega as concessões a um grupo de oito secretários.

Fonte: Agora São Paulo - 10/05/2017

Categoria: Cidade

Zona azul (Sorocaba/SP)

Cerca de dois mil motoristas foram multados pela falta de uso de cartões que dão direito ao estacionamento em vagas da Zona Azul, no Centro de Sorocaba, ao longo dos 40 dias de implantação do sistema, (...)