Parking News

Encontrar uma vaga nos centros urbanos é difícil, mas passar despercebido pelos famosos flanelinhas é praticamente impossível. Em cinco dias, o Diário do Grande ABC listou 80 pontos comandados por guardadores de carro. Em locais com grande concentração de pessoas e alta rotatividade de veículos, o lucro é certo. Nos fins de semana à noite, estacionar na rua custa caro. Uma vaga pode valer mais de R$ 10,00, mesma quantia cobrada por alguns estacionamentos. Na lista elaborada pela reportagem, com o apoio das prefeituras e de motoristas profissionais, a cidade de Santo André é líder em pontos vigiados. São, ao menos, 29 endereços. São Bernardo vem atrás, com 19. Depois, estão Mauá, com 13, Diadema, com 8, São Caetano, com 7, e Ribeirão Pires, com 4.
A prática de guardar carros não é proibida. Ao contrário. Decreto assinado pelo ex-presidente da República Ernesto Geisel, em 1977, regulamentou o exercício das profissões de guardador e lavador autônomo de veículos. A profissionalização, porém, só é validada com registro nas delegacias regionais de trabalho ou regulamentação municipal, mas a atividade permanece informal. A fiscalização de abusos fica a cargo da polícia, que pode ser acionada quando o motorista sente-se constrangido ou mesmo extorquido. Na prática, porém, as chamadas são raras.
Fonte: Diário do Grande ABC (SP), 15 de junho de 2008

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Rio de gringo (14/06/2008)

Os flanelinhas cariocas são destaque no guia de viagens americano "Fodors": os gringos dizem que é bom dar R$ 3,00 aos guardadores para evitar arranhões nos carros alugados. Recomendam também cuidado (...)

Cetesb pode retomar rozio estadual (13/06/2008)

A tendência de aumento da poluição do ar da cidade de São Paulo e da região metropolitana, por causa do crescimento da frota de veículos, fez a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) (...)

Vetada lei para desligar radares (11/06/2008)

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, vetou dia 10 o projeto de lei de autoria do deputado Jorge Babu que visava o desligamento de lombadas e pardais eletrônicos no Estado entre 22h e 6h. A j (...)

30 mil motoristas podem perder CNH (12/06/2008)

De acordo com o Detran-RJ, 30 mil pessoas podem perder a licença para dirigir. A previsão é de que no fim deste ano esse número aumente para 50 mil motoristas, segundo o site Maplink. A imprudência do (...)

Pagamento automático em 40 estradas (12/06/2008)

O Sem Parar/Via Fácil, serviço que permite passar direto por pedágios e estacionamentos, acaba de completar 1 milhão de usuários e deve terminar o ano com presença em 40 rodovias - 90% de todas as est (...)


Seja um associado Sindepark