A Prefeitura Municipal de Lisboa estuda proposta para a criação de uma Rede de Bicicletas de Uso Partilhado, adiantou à agência de notícias Lusa fonte do gabinete do vereador dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes. A proposta consiste num sistema de bicicletas de uso público, através da criação de pontos distribuídos pela cidade onde serão disponibilizadas bicicletas, mediante um cartão. As pessoas podem utilizá-las e deixá-las em outro ponto da cidade. O projeto é comum em países europeus, como Holanda, Dinamarca e Espanha.
Fernandes acredita que a proposta terá um impacto fortíssimo na cidade. Além dessa iniciativa, a Prefeitura já tinha lançado, em outubro de 2007, um projeto que prevê, até 2009, criar 86 km de percursos e vias para ciclovias ligando os espaços verdes da cidade. "O nosso objetivo é ter, até ao final de 2009, 45 km de percursos ciclísticos".
De acordo com alguns proprietários de lojas que alugam bicicletas em Lisboa, são mais os turistas que procuram este serviço, havendo algum "desinteresse" por parte dos lisboetas em andar de bicicleta.
As temperaturas, as inclinações, os pavimentos, o tráfego e, principalmente, os riscos de segurança e a falta de estacionamento para bicicletas são os grandes fatores que dificultam quem quer aderir a esse meio de transporte alternativo na capital portuguesa.
Fonte: Agência Lusa, 10 de junho de 2008

Pontos chegam a 80 no Grande ABC (15/06/2008)

Encontrar uma vaga nos centros urbanos é difícil, mas passar despercebido pelos famosos flanelinhas é praticamente impossível. Em cinco dias, o Diário do Grande ABC listou 80 pontos comandados por gua (...)

Rio de gringo (14/06/2008)