Parking News

O Sindepark promoveu, dia 12, no Hotel Intercontinental, palestra e debate com o consultor Jorge Hori. O tema foi a criação de uma Política Pública de Estacionamentos Urbanos, diante da preocupação com o problema do trânsito nas grandes metrópoles. O objetivo é dar subsídios às autoridades, principalmente no âmbito municipal, para que entendam melhor a questão do estacionamento dentro da perspectiva da mobilidade e dos fenômenos urbanos. Hori, que escreve semanalmente a coluna Inteligência Estratégica, do Parking News, falou, em sua exposição, sobre o foco enviesado da política de mobilidade, com os estacionamentos pouco considerados nas políticas públicas e percebidos até como responsáveis pelo aumento da movimentação de veículos.
Outros equívocos apontados por Hori são proibir o estacionamento para reduzir o tráfego de veículos, analisar São Paulo como unicêntrica e, ainda, ver o trânsito como fenômeno primário, e não como conseqüência da necessidade de movimentação das pessoas. Para ele, sem entender o fato gerador das viagens, a intervenção no trânsito será sempre paliativa. E ressaltou que a demanda não é pelo estacionamento, mas pelo destino da viagem, e isso é importante para se entender o negócio e as políticas públicas. Hori defendeu novos paradigmas na logística urbana para enfrentar a questão do trânsito.

Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

Pontos chegam a 80 no Grande ABC (15/06/2008)

Encontrar uma vaga nos centros urbanos é difícil, mas passar despercebido pelos famosos flanelinhas é praticamente impossível. Em cinco dias, o Diário do Grande ABC listou 80 pontos comandados por gua (...)

Rio de gringo (14/06/2008)

Os flanelinhas cariocas são destaque no guia de viagens americano "Fodors": os gringos dizem que é bom dar R$ 3,00 aos guardadores para evitar arranhões nos carros alugados. Recomendam também cuidado (...)

Cetesb pode retomar rozio estadual (13/06/2008)

A tendência de aumento da poluição do ar da cidade de São Paulo e da região metropolitana, por causa do crescimento da frota de veículos, fez a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) (...)

Vetada lei para desligar radares (11/06/2008)

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, vetou dia 10 o projeto de lei de autoria do deputado Jorge Babu que visava o desligamento de lombadas e pardais eletrônicos no Estado entre 22h e 6h. A j (...)

30 mil motoristas podem perder CNH (12/06/2008)

De acordo com o Detran-RJ, 30 mil pessoas podem perder a licença para dirigir. A previsão é de que no fim deste ano esse número aumente para 50 mil motoristas, segundo o site Maplink. A imprudência do (...)

Pagamento automático em 40 estradas (12/06/2008)

O Sem Parar/Via Fácil, serviço que permite passar direto por pedágios e estacionamentos, acaba de completar 1 milhão de usuários e deve terminar o ano com presença em 40 rodovias - 90% de todas as est (...)


Seja um associado Sindepark