Parking News

Paulo Serra busca resgatar PPP do estacionamento (Santo André/SP)

garagemsubterranea-894

Diante de pressão do Ministério Público, o governo do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), tenta retomar projeto estagnado, que se arrasta por cinco anos, e prevê a outorga de concessão à iniciativa privada de parte do Paço para construção de estacionamento subterrâneo.

A administração tucana programou processo licitatório, com abertura da concorrência no começo de dezembro. A ideia preliminar seria firmar espécie de PPP (Parceria Público-Privada), ao valor estimado pela gestão de R$ 39,3 milhões, para viabilizar o acordo. A proposta abrange direito real de uso precedida por obra física no espaço, tendo foco na implantação, manutenção e exploração do equipamento, incluindo a operação e gestão da infraestrutura correspondente mediante cobrança de tarifa.

O estacionamento abriria 700 vagas na área do subsolo do local – inicialmente, a proposta era dividir em dois andares –, ao lado dos edifícios do Fórum e Câmara, na região do espelho d’água até proximidades limites das avenidas Portugal e José Caballero. O prazo estipulado pelo governo de implantação é de12 a24 meses. A Prefeitura confirmou que a elaboração da proposta tem como objetivo atender a TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), de 2012, ainda na administração Aidan Ravin (PSB). O acordo foi assinado junto à Promotoria na ocasião, mas até hoje não houve avanço.

No plano constam 87 vagas reservadas, sendo 42 para a Câmara, 20 ao Judiciário e outras 25 à Promotoria. As demais vagas ficariam para munícipes, mediante pagamento de tarifa. A capacidade de vagas hoje no Paço é de 498. O plano de concessão pode tornar-se parecido com a parceria realizada pela prefeitura de São Paulo na região do Mercado Municipal, Rua 25 de Março e Praça Roosevelt, no Centro da Capital.

Fonte: Diário do Grande ABC - Sto. André - 18/11/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

O fascínio e ilusão do carro autônomo

Por Jorge Hori* O carro autônomo é uma solução cara para um problema desimportante. É uma solução de luxo, para poucos. É um supérfluo, elevado pela mídia das empresas produtoras a um grande objeto de (...)

Licitação da Área Azul é revogada (Americana/SP)

Em mais um capítulo da novela da instalação parquímetros para controle do estacionamento rotativo de Americana, a prefeitura revogou a licitação que visava a concessão de prestação de serviço de impla (...)

Zona Azul chega a Boa Viagem (Recife/PE)

Depois de sair do Centro do Recife para o entorno de mercados públicos da cidade, o estacionamento Zona Azul chegou ao bairro de Boa Viagem, na Zona Sul, dia 18. Trinta vagas vão ser implantadas no en (...)


Seja um associado Sindepark