Prefeitura lança os primeiros editais de PPPs e concessões (Teresina/PI)

estacionacuritiba-647

A Prefeitura de Teresina está lançando os editais de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) nas áreas de estacionamento, bicicletário e mobiliário urbano. As empresas ou instituições deverão realizar estudos de viabilidade nessas áreas e, com base nesses estudos, o Executivo definirá os modelos de parcerias ou concessões que estabelecerá com a iniciativa privada na prestação dos serviços à população.

Segundo a secretária de Parcerias e Concessões do município, Monique Menezes, a autorização será dada até o dia 20 de dezembro. "São editais focados na área de mobilidade urbana: estacionamentos, bicicletários e terminais de integração. Vamos lançar os estudos para sabermos qual tipo de modelagem econômica e qual tipo de parceria que vamos estabelecer com a iniciativa privada. Fundamental agora é que a gente iniciou o processo e vamos ver quantas empresas estarão interessadas. Imaginamos que vamos ter empresas interessadas principalmente no mobiliário urbano e no estacionamento", destaca.

Para os estacionamentos, a ideia é que seja feito um estudo sobre a viabilidade de ordenamento das vagas num perímetro que vai do centro comercial até a avenida Marechal Castelo Branco, na região em que ficam localizados os prédios do Poder Legislativo e Judiciário, prioritariamente, mas também poderão ser inclusas outras áreas de grande fluxo na cidade.

Teresina é a única capital do Nordeste que ainda não possui um sistema ordenado de estacionamento rotativo em áreas de grande tráfego.

Esse ordenamento é necessário para harmonizar o tráfego de veículos com a nova proposta de mobilidade urbana que está sendo adotada pela cidade e também com o projeto de revitalização do centro.

Fonte: cidadeverde.com, 20/11/17

O fascínio e ilusão do carro autônomo

Por Jorge Hori* O carro autônomo é uma solução cara para um problema desimportante. É uma solução de luxo, para poucos. É um supérfluo, elevado pela mídia das empresas produtoras a um grande objeto de (...)

Licitação da Área Azul é revogada (Americana/SP)