Economia cresce 0,40% em setembro e avança 0,58% no terceiro tri

setapracima-149

A economia brasileira cresceu acima do esperado em setembro e fechou o terceiro trimestre com expansão de 0,58%, em mais um sinal de recuperação gradual do País.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado nesta segunda-feira (20), avançou 0,40% em setembro sobre agosto, em dado dessazonalizado. A expectativa em pesquisa da Reuters junto a economistas era de alta de 0,34%.

No segundo trimestre, sempre em números dessazonalizados, o IBC-Br apresentou alta de 0,39%. Os dados oficiais divulgados pelo IBGE mostram que o PIB do Brasil cresceu 0,2% entre abril e junho sobre os três meses anteriores.

O resultado mensal do IBC-Br, que incorpora projeções para a produção nos setores de serviços, indústria e agropecuária, bem como o impacto dos impostos sobre os produtos, tem como pano de fundo resultados positivos da indústria e do varejo.

A produção industrial voltou a subir em setembro, enquanto as vendas varejistas foram puxadas sobretudo pelo setor de hipermercados. Somente o setor de serviços apresentou resultado negativo no mês, fechando o terceiro trimestre com perdas.

Na comparação com setembro de 2016, o IBC-Br apresentou ganho de 2,00%, enquanto que no acumulado em 12 meses houve queda de 0,42%, em dados dessazonalizados. O Brasil vive um processo de recuperação econômica gradual após dois anos de recessão, tendo como base inflação e juros baixos e retomada do mercado de trabalho, ainda que através da informalidade.

Fonte: portal Terra, 20 de novembro de 2017

O fascínio e ilusão do carro autônomo

Por Jorge Hori* O carro autônomo é uma solução cara para um problema desimportante. É uma solução de luxo, para poucos. É um supérfluo, elevado pela mídia das empresas produtoras a um grande objeto de (...)

Licitação da Área Azul é revogada (Americana/SP)