Como diz o ditado, cavalo que anda bebe. Gustavo Henrique Ruffo ressalta, em reportagem do site Webmotors, que os modelos de veículos que mais consomem no mundo são também os mais desejados. "Quanto aos carros mais poluentes, seriam eles veículos desprezíveis, antiquados? Ao contrário." Segundo ele, pela lista da EPA (Environmental Protection Agency), a agência de proteção ambiental dos Estados Unidos, o que se nota é que os carros que mais poluem no mundo também são os mais potentes e almejados do planeta.
"Por uma lógica inerente ao sistema, e que acaba mantendo seu equilíbrio, esses carros são os mais desejados, os mais exclusivos e também os mais caros do mundo, o que torna o efeito de seu consumo de combustível e de suas emissões muito menos significativo do que os de um carro menor e menos poluente, mas que venda milhares e até milhões de unidades a mais", explica Ruffo. Assim, esses supercarros poluem mais no varejo, mas é o atacado que deve nos preocupar mais.
O mais poluente de todos os veículos é o Lamborghini Murciélago (foto), seguido pelo carro mais caro do mundo, o Bugatti Veyron. O primeiro da lista faz 3,4 km por litro de gasolina na cidade e 5,53 km/l na estrada. Já o segundo faz também 3,4 km/l na cidade, mas melhora um pouco na estrada, com 5,95 km/l.
Ficaram em 10º lugar o Jeep Grand Cherokee 4WD e a Mercedes-Benz ML 63 AMG, com 4,68 km/l na cidade e 5,95 km/l na estrada.
Fonte: site webmotors.com.br, 11 de junho de 2008

Categoria: Mundo do Automóvel

Quebra-cabeças no Pacaembu (06/07/2008)

O perfil do Pacaembu (Zona Oeste) pode mudar devido a uma resolução que altera a preservação histórica do bairro. Baixada pelo secretário de Cultura do Estado de São Paulo, João Sayad, ela libera o re (...)