Parking News

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro suspendeu liminarmente, por unanimidade, os efeitos da Lei municipal nº 4.798/2008, que torna obrigatória, em todos os estacionamentos da cidade, a cobrança por período fracionado de no máximo dez minutos. De acordo com a lei, o descumprimento acarreta multa de R$ 5 mil, que dobra em caso de reincidência. Conforme noticiou o jornal O Globo, a liminar foi concedida no dia 30 de junho, a pedido da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e do Sindicato das Atividades de Garagens, Estacionamentos e Serviços do Rio de Janeiro.
As duas entidades alegam que a lei aprovada pela Câmara é inconstitucional. Ao suspenderem os efeitos da lei, os desembargadores do Órgão Especial entenderam que os legisladores estão interferindo na forma de uso das áreas reservadas de estacionamento. De acordo com o desembargador Sergio Cavalieri Filho, relator do processo, houve invasão da competência federal. O mérito ainda será julgado.
Apesar de estar em vigor, a Lei nº 4.798/2008 não pegou. A maior parte dos estacionamentos do Rio cobra por período fracionado de uma hora.
Fonte: O Globo (RJ), 8 de julho de 2008

Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

Quebra-cabeças no Pacaembu (06/07/2008)

O perfil do Pacaembu (Zona Oeste) pode mudar devido a uma resolução que altera a preservação histórica do bairro. Baixada pelo secretário de Cultura do Estado de São Paulo, João Sayad, ela libera o re (...)

Juiz é flagrado rigindo após beber (03/07/2008)

Um juiz de Direito, da 2ª Vara da Infância e Juventude, foi flagrado com concentração de álcool além do limite permitido em uma batida de carro, no bairro do Rio Vermelho, orla marítima da capital bai (...)

Restrição de circulação é vetada (04/07/2008)

O governo federal desistiu de proibir a circulação de motocicletas entre faixas, como havia sido cogitado no início de fevereiro pelo Ministério da Justiça, divulgou o Jornal da Tarde. A proposta, que (...)

Polícia Militar prioriza os jovens (04/07/2008)

A Polícia Militar de São Paulo informou que os jovens com idade inferior a 25 anos serão alvo da fiscalização da Lei Seca na Capital. A maior parte do efetivo de carros e bafômetros estará nas proximi (...)

Lei Seca estimula novas alternativas (04/07/2008)

Para não ter prejuízos após a nova Lei Seca ter entrado em vigor, cada estabelecimento encontra uma maneira de manter o movimento. Segundo reportagem do SPTV, em um restaurante nos Jardins, foi dispon (...)

Reforço na fiscalização a caminhões (04/07/2008)

Em 48 horas de operação, foram 3.445 autuações de caminhões e uma arrecadação estimada em R$ 293.272,00, conforme veiculou o jornal Estado de S. Paulo. A Prefeitura afirma que o esforço de fiscalizaçã (...)

Só 1h ao a para não infringir leis (03/07/2008)

O decreto que restringe a circulação de caminhões em São Paulo está modificando a rotina das empresas que atuam na área da construção civil e imobiliária na cidade. Para não infringir o Programa de Si (...)

Restrições em Curitiba (03/07/2008

Como distribuir bebidas nas grandes cidades não é fácil, o departamento de logística da Spaipa, fabricante da Coca-Cola no Paraná, se adaptou à realidade de capital paranaense desde 1999. Em Curitiba, (...)

Manutenção de veículo sobe quase 4% (02/07/2008)

O motorista está gastando 3,83% a mais neste ano, na comparação com o primeiro semestre do ano passado, para colocar combustível, fazer a manutenção e pagar seguros e impostos de veículos, a chamada i (...)

Nova lei tem problemas, z PM (02/07/2008)

A polícia de São Paulo avalia a medida provisória que endureceu as punições contra motoristas que dirigem após beber como malfeita e pode ser contestada judicialmente, informa reportagem de Luis Kawag (...)

SP estuda ampliar horários de ônibus (02/07/2008)

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) estuda a extensão de horários ou a criação de linhas de ônibus, que circulariam durante a madrugada, para oferecer alternativa de transporte aos paulistanos (...)

Segundo CET, restrição de caminhões reduz lentidão (30/06/2008)

O primeiro dia da restrição de circulação de caminhões teve uma redução de 40,25% no pico de lentidão do período das 7h30 às 15h, em toda a área monitorada pela Companhia de Engenharia de