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A construção do trecho mais polêmico do Rodoanel Mário Covas, iniciado em 1998, deve começar hoje (12). O anúncio dos trabalhos preliminares no Trecho Norte foi feito dia 7 pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que prevê que a obra completa permita retirar 17 mil caminhões da cidade de São Paulo. As obras vão começar pela Rodovia Presidente Dutra. Quando o traçado estiver concluído, daqui a três anos, o Rodoanel terá os 180 km prometidos há duas décadas, destaca O Estado.
Ao citar a retirada dos caminhões da capital, Alckmin ainda frisou por diversas vezes o aumento da frota de veículos no Estado como fator que compromete o trânsito. "Em 2001, a frota do Estado era de 11 milhões de veículos. Agora, são 22 milhões. Dobrou", disse.
Especialistas, no entanto, se dizem céticos quanto à eficácia do Rodoanel como solução para o trânsito paralisado da Grande São Paulo. Apesar de classificar a obra como "necessária", o professor de Engenharia de Tráfego da Universidade de São Paulo (USP) Claudio Barbieri da Cunha disse que o anel precisa de obras complementares, de transporte público, para que os congestionamentos diminuam. "Com a conclusão do Rodoanel, e novas medidas restritivas ao tráfego de caminhões, haverá melhora. Mas o efeito deve perder-se em cinco anos."
Trecho leste
Alckmin visitou dia 7 as obras do Trecho Leste, em evento para marcar o encontro das duas frentes de trabalho do túnel da via, que terá um quilômetro. A obra deve ficar pronta em março do próximo ano. Dos dez lotes que dividem o serviço, as obras estão em andamento em sete - os demais ainda aguardam licença ambiental de instalação.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 8 de março de 2013

Categoria: Geral


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