Na Bandeirantes, as obras vão começar em maio, segundo a Agência Reguladora dos Serviços Delegados de Transportes de São Paulo (Artesp). Será uma faixa adicional, em cada lado da via, no trecho entre Jundiaí e a capital (uma distância de 31 km). A expectativa é que a faixa extra tenha capacidade para aumentar em até 25% a capacidade da via, que hoje é usada por cerca de 126 mil veículos por dia.
A outra obra anunciada ontem é na Rodovia Anhanguera. Haverá construção de faixa extra em dois trechos: uma entre o km 71 e o km 76 em ambos os sentidos (entre Vinhedo e Louveira), e outra entre o km 120 e o km 128, na região da cidade Americana.
Serviços em andamento
A Rodovia Anhanguera já tem dois trechos em obras de ampliação, com entrega prevista para o mês que vem. Os trabalhos preveem o aumento de 50% na capacidade da via. A pista já teve entregue, em janeiro, uma nova faixa entre os kms 62 e 71, na pista sentido São Paulo.
A ampliação das rodovias com construção de mais faixas é uma decisão que foi tomada há dois anos e que foi viabilizada no ano passado por meio de parcerias entre o Estado e as concessionárias que operam as vias de ligação entre a capital e as principais cidades do interior. Há uma série de serviços em andamento.
Até o fim do semestre, serão entregues 39 km. São 16,8 km de faixas adicionais na Rodovia Anhanguera, 14 na Imigrantes, 7,6 na Ayrton Senna e um quilômetro no Trecho Oeste do Rodoanel Mário Covas, aberto em 2002.
Somando as obras que estão para ser entregues com o novo pacote, anunciado ontem, a expectativa é que cerca de meio milhão de pessoas seja beneficiado com as obras, segundo as contas da Artesp. São quase R$ 160 milhões em investimentos - dinheiro vindo das praças de pedágio.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 11 de março de 2013