Parking News

"Diga como andas no trânsito que te direi quem és." Nas metrópoles onde o menor intervalo de tempo é calculado entre a abertura do sinal e a buzina do carro atrás, o mau comportamento impera, mas os motoristas de São Paulo e do Rio mostram diferenças que resultam em melhorias nas ruas, aponta o Diário.
É comum na capital carioca flagrar carros parados sobre a faixa de pedestres, bicicletas na contramão, motos em cima de calçadas e motoristas fechando o cruzamento. Enquanto isso, em São Paulo, mesmo com os engarrafamentos batendo recordes atrás de recordes e uma frota de veículos quase três vezes maior, os motoristas parecem andar mais na linha, segundo especialistas e pessoas que viveram nas duas capitais.
As multas por avanço do sinal fechado no Rio, em 2012, chegaram a 301 mil, segundo o Detran. Em São Paulo, houve cerca de cem mil autuações a menos por esse tipo de infração, de acordo com a CET. Isso, apesar de a rede de fiscalização do Rio ser menor: são 313 radares e lombadas eletrônicas, além de 1,2 mil guardas municipais nas ruas por dia. Em São Paulo, há 582 radares e 3.150 agentes com poder de multa.
Autor de "Fé em Deus e Pé na Tábua - Como e Por Que o Trânsito Enlouquece no Brasil", o antropólogo Roberto Da Matta diz que em São Paulo a discussão sobre educação ocorre há mais tempo. "São Paulo aprendeu primeiro na prática que o igualitarismo é melhor para resolver o problema do que bater", fala.
Para o mestre em transportes pela USP Sérgio Ejzenberg, os cariocas costumam ser mais agressivos no trânsito do que paulistanos. "Em São Paulo temos mais frota, mas no Rio os motoristas jogam mais o carro, grudam mais na traseira dos outros veículos."
Fonte: Diário de São Paulo, 11 de março de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Lei seca ou embriagada? (06/03/2013)

Entrou em vigor no final do ano passado a novíssima lei seca, que traz alterações no Código de Trânsito Brasileiro. Novíssima porque houve uma tentativa fracassada em 2008, acompanhada na época de uma (...)

Motoristas respeitam falso radar (06/03/2013)

Moradores da região metropolitana de Curitiba, no Paraná, instalaram um falso radar em uma rodovia para que os motoristas respeitem o limite de 60 km/h. O "equipamento" foi feito a partir de uma caixa (...)

Vagas subterrâneas (07/03/2003)

O aumento da frota de veículos, nos mesmos sistemas vários, não apenas causa congestionamentos e alonga o tempo de duração dos percursos, mas traz um outro problema, com que se defrontam os motoristas (...)

Obra do Rodoanel Norte tem início (08/03/2013)

A construção do trecho mais polêmico do Rodoanel Mário Covas, iniciado em 1998, deve começar hoje (12). O anúncio dos trabalhos preliminares no Trecho Norte foi feito dia 7 pelo governador de São Paul (...)

Estacionamento (09/03/2013)

O TJ-Rio considerou inconstitucional a Lei Estadual 5.862/2011. É a que trata, entre outros temas, da cobrança de estacionamentos. Segundo o jornal O Globo, o Basílio Advogados, na primeira semana de (...)


Seja um associado Sindepark